Grupo de cidadãos reclama ciclovias em Aveiro

Olhando para futuros transtornos à mobilidade na principal avenida da cidade, um grupo de cidadãos a favor da utilização da bicicleta, designado Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, considera fundamental a criação de ciclovias na Av. Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro, no âmbito do PEDUCA – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro. “Não o fazer transmitiria uma imagem de menosprezo pela mobilidade urbana em bicicleta, que não se coaduna com o papel de Aveiro como cidade pioneira na promoção da utilização deste modo de transporte activo e sustentável”, começam por explicar em nota de imprensa.

Segundo o Ciclaveiro, a solução inicial de ter vias reservadas a transportes de passageiros partilhadas com velocípedes levantaria  graves dificuldades no acesso entre as vias de trânsito automóvel e as baías de estacionamento. Adicionalmente, esta solução “provocaria demoras no trânsito dos veículos de transportes públicos e no de bicicletas”, defendem, acrescentando que pode ainda comprometer a saúde dos ciclistas, expostos a gases e fumos tóxicos.

Além de defender a criação de vias unidireccionais para bicicletas de cada lado da avenida, o Ciclaveiro considera também importante que o desenho do espaço rodoviário limite a velocidade dos veículos motorizados a cerca de 30 quilómetro por hora.

No documento enviado à autarquia, o Ciclaveiro manifestou ainda o seu contentamento com a proposta de intervenção para a Rua da Pêga, considerando, no entanto, que o cruzamento junto ao antigo pavilhão do Beira-Mar requer “uma reflexão mais atenta”, em especial nos percursos entre a Rua da Pêga (e a Universidade) e o centro da cidade.