A Agência de Viagens Freitas Turismo, sediada em Braga, passou a apresentar-se como grupo. Gerida pelos irmãos Tiago e João Freitas, que trabalham no mercado das viagens há já 26 anos, a empresa já estava a preparar a sua reestruturação antes mesmo da pandemia da Covid-19, bem como a contratação de novos elementos, entre as quais Zélia Castro, como diretora comercial e responsável de uma das marcas (F Training).
Assim, a filial de Tadim abriu portas no passado dia 6 de junho, com o objetivo de anunciar ao mercado a importância desta mudança para um grupo, justificando a necessidade de se dividir e apostar em novos serviços.
“Esta crise veio mostrar-nos que se não tivermos uma boa formação com leis e competências, se não estivermos estruturados, se não formos dinâmicos, atravessaremos muitas dificuldades”, explica Tiago Freitas à Ambitur.pt.
A criação de um grupo, que ainda se prepara para crescer, nasce da necessidade de segmentar alguns dos produtos que a agência de viagens já tinha e, acima de tudo, garante o responsável, “chegar a mais clientes para determinados produtos”. Ou seja, se a intenção é chegar às escolas, por exemplo, há que ter um produto específico, reconhecido por todos, mas o mesmo produto já não se enquadra em grupos religiosos ou de turismo. Passa-se o mesmo com a área do Desporto, para a qual o grupo conta com equipas profissionais. “Queremos chegar com marcas próprias a cada mercado”, sublinha Tiago Freitas.
No atual contexto da Covid-19, o gestor do grupo admite que o futuro trará “trabalho extra” que não estava previsto. Até porque viajar em grupo, por exemplo, ainda será um problema nos próximos meses. “Vamos ter todo um trabalho para novamente criar o hábito de viajar em grupo”, frisa.
Ainda a pensar no futuro, o Grupo Freitas Turismo aposta assim em três áreas prioritárias: Formação, Incoming e Desporto. “Precisamos de inovar e diversificar pois o turismo está em constante mudança; ficar só sentado na secretária pode ser perigoso no futuro”, alerta Tiago Freitas.
O “novo” grupo conta então com as seguintes marcas neste momento:
– F Training – Surge com a contratação de Zélia Castro, que vem pôr em prática este novo projeto que os responsáveis consideram imprescindível “quando queremos atingir a excelência no turismo”.
– F School – Mais de metade dos grupos são organizados por escolas ou professores, nesse sentido criaram esta marca para ser mais fácil identificar e assim poderem chegar a mais escolas. Desde o Pré-Escolar até aos Universitários, o grupo oferece experiências únicas onde junta cultura, desporto, diversão, sabedoria e troca de experiências para que, desde muito cedo, sintam o prazer de viajar.
– F Travel – Será a marca responsável por todas as viagens individuais, de turismo e de negócios.
– F Groups – Cada vez mais o grupo se assume como é especialista na criação e organização de viagens em grupo, sejam elas religiosas ou de lazer, nesse sentido criou esta marca para que mais fácil seja identificada e relacionada à empresa.
– F Tours – Este novo segmento surge como complemento à marca Europax já existente no Brasil, em que o grupo mostrou, de uma maneira bem diferente, tudo o que o nosso país proporciona a quem visita Portugal, com outra visão.
– F Sports – Cada vez mais o desporto está ligado ao Turismo e sempre que possível o grupo opta por juntar os dois. Visto trabalhar com alguns clubes profissionais e não profissionais ligados ao Desporto, criou uma marca para que seja mais fácil identificar e assim poder crescer neste segmento muito importante para a empresa.
No que diz respeito à equipa, a direção está nas mãos de João e Tiago, o departamento comercial, Marketing e Formação é dirigido por Zélia Castro. Já o departamento de Grupos/ School e Desporto é liderado por Tiago Freitas, Eliel Toledo e Margarida Rodrigues; e o departamento de reservas/ Travel por Ana Gonçalves e Margarida Rodrigues. Por fim, o departamento de Incoming/ Tours está nas mãos de Eliel Toledo.