Grupo Hoti Hotéis alarga marca Star inn até Peniche

Grupo Hoti Hotéis alarga marca Star inn até Peniche

O Star inn Peniche, do Grupo Hoti Hotéis, foi oficialmente inaugurado esta quarta-feira. A Ambitur.pt foi conhecer o renovado espaço que já se encontrava gerido pela cadeia hoteleira sob a marca Soleil Peniche Hotel. Esta é a terceira unidade hoteleira do grupo com a marca “Star inn”, sendo as restantes o Star inn Porto e o Star inn Lisboa.

“Temos um hotel bem conseguido”, assim descreve Miguel Proença, administrador do Grupo Hoti Hotéis e mentor deste projeto. Na apresentação deste “novo” espaço, o responsável explica que a prioridade foi “desenvolver um produto que estivesse relacionado com o destino. Surgiu a necessidade de encontrar ferramentas para criarmos raízes na comunidade local de modo a conseguimos desenvolver trabalhos e negócios locais”, acrescenta. Para o gestor, na verdade, “a hotelaria deve ser um parceiro no desenvolvimento dos negócios de todos os destinos em que se encontram”.

O Star inn Peniche sofreu “remodelações profundas” em toda a propriedade. Iniciadas em 2016, “aproveitámos as épocas baixas” e, de forma “faseada”, a unidade ficou pronta em junho deste ano. Hoje, conta com “espaços acolhedores e modernos” e, em termos de estrutura e posicionamento, a unidade é “generalista”, direcionando-se “para um público jovem e para as famílias, assim como para o target do Surf e desportos aquáticos”, explica.

Para Miguel Proença, o Star inn Peniche representa uma unidade “descontraída e informal, seguindo a estratégia de posicionamento que queremos dar à marca Star inn”.

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que também marcou presença nesta inauguração, mostrou-se satisfeito com o projeto e felicitou todos os envolvidos, acreditando que a unidade hoteleira será um “grande sucesso”. Para esta entidade, “é muito positivo ver um projeto desta natureza. Este é o caminho que Portugal tem de seguir: nós acreditamos nisto”, sublinha o responsável, para logo a seguir frisar que “mais importante do que acreditar é fazer e aqui está um belíssimo exemplo”.

“Em 2027, 90% da oferta hoteleira será eficiente do ponto de vista ambiental”

Ana Mendes Godinho mostrou-se confiante no sucesso do projeto. Afirmando que Portugal está a conseguir afirmar-se como um “país autêntico”, a secretária de Estado do Turismo, considera que “se hoje em dia somos um case study internacional, muito o devemos ao surf e às atividades relacionadas com o mar que muito têm contribuído” para esse grau.

Para a dirigente, o Star inn Peniche é um exemplo prático de uma estratégia que está a ser implementada no sentido de conseguir “crescer cada vez mais em valor, e não tanto em massa ou num destino massificado”, ao mesmo tempo que se desconcentra “a procura ao longo de todo o ano”. Esta estratégia enfrenta ainda o desafio de manter um “atividade sustentável ao longo de todo o ano”, garantindo a satisfação do turistas por estarem em Portugal “durante 365 dias” e, ao mesmo tempo, da população por haver “desenvolvimento do turismo e envolvermos as pessoas”.

Na visão de Ana Mendes Godinho, esta estratégia só se consegue se “se acelerar esta necessidade de sermos um destino mais sustentável”, conseguindo, até 2027, que “90% da oferta hoteleira” seja “eficiente do ponto de vista ambiental”.

O Star inn Peniche vai ser o hotel “teste” onde se vão testar soluções “amigas do ambiente”, que poderão ser alargadas a todo o grupo e a outras unidades. A secretária de Estado acredita que este é um marco importante para “podermos ser os melhores e ensinar aos outros países como estamos a fazer”.

As palavras finais de Ana Mendes Godinho foram de agradecimento ao grupo Hoti Hotéis. “Continuem a acreditar no país e a desenvolver mais projetos e também a ser nossos parceiros neste grande desafio de desenvolvimento coeso por todo o território”.

Com vistas para a Praia Cova de Alfarroba, o Star inn Peniche conta com 102 quartos, piscina aquecida e piscina exterior, salas de reunião, restaurante, bar, zona de estar, esplanada comum, área de repouso com jacuzzi, um pequeno ginásio, balneários e zonas de guarda de equipamentos para desportos outdoor.

Ainda nesta inauguração, foram entregues os prémios aos vencedores do SSC.2018 – Star inn Surfboard Competition, o primeiro concurso lançado pelo Star inn Peniche com o intuito aproximar a marca à comunidade local. Esta competição visava escolher os melhores desenhos para as pranchas que se encontram pintadas e expostas na fachada do hotel. Estas pranchas estão à venda na unidade hoteleira, sendo que uma percentagem reverte para os artistas vencedores.

 

Cristiana Macedo