O Grupo Hotusa quer ser uma referência na transformação do turismo para um novo modelo de gestão sustentável e responsável, que beneficie territórios e os seus habitantes. E, por isso, aposta num modelo de turismo de qualidade que se baseia na conservação do património histórico e cultural dos destinos, mantendo e potenciando a singularidade de cada cidade e território. Para o grupo hoteleiro, uma das oportunidades para garantir o futuro do setor passa por promover uma nova abordagem centrada na sensibilidade para com o património cultural e histórico e na diferenciação dos destinos.
Em consonância com esta filosofia, a Áurea Hotels, a marca hoteleira de assinatura da Eurostars Hotel Company, posiciona-se como a representação máxima do compromisso da empresa com esta cultura. Esta cadeia de hotéis situados em edifícios históricos e ligados à recuperação do património continuará a crescer nos próximos anos, em detrimento do produto indiferenciado e impessoal.
A coesão territorial é outro eixo-chave da atividade da empresa. O Grupo Hotusa reforça a sua aposta em promover, através da sua atividade empresarial, a reativação de zonas em risco de despovoamento, gerando riqueza local, modernizando o território e criando emprego. Este compromisso manifesta-se através de iniciativas que promovem a empregabilidade e desenvolvem infraestruturas locais.
Um exemplo é o projeto do centro de trabalho de Chantada, que conta atualmente com mais de 250 colaboradores especializados em diversas áreas. Esta iniciativa contribui para o reforço do desenvolvimento económico e social, promove a formação e o desenvolvimento profissional dos jovens da região, com uma clara aposta nas áreas da inovação e da tecnologia.
A empresa faz um grande esforço para oferecer uma carreira profissional nas suas diferentes áreas, sendo a formação um fator chave para tal. O Grupo Hotusa aposta em trabalhar em novos modelos de formação, entre os quais se destaca a formação dual. Atualmente, a empresa tem 13 acordos com centros de Formação Profissional Dual na Galiza, em Espanha, e colabora com mais de 15 escolas e centros universitários no país vizinho. Além disso, está a trabalhar para expandir estas parcerias e continuará a apoiar este modelo de formação.
Um ambicioso Plano de Transição Verde e Roadmap para 2030
O Grupo Hotusa tem investido significativamente no seu Plano de Transição Ecológica, focado na redução do consumo de energia e água, na redução das emissões de CO2, na gestão e reciclagem de resíduos e na minimização do impacto ambiental.
Estes esforços permitiram uma redução significativa da utilização de energia primária não renovável, com a implementação de projetos de energia fotovoltaica e sistemas de iluminação LED que melhoram a eficiência energética. Com estas medidas, em 2023, o consumo de quilowatts foi reduzido em mais de 20%. A instalação fotovoltaica nos hotéis gerou energia limpa e renovável, equivalente à plantação de 27.583 árvores num ano, com a previsão de duplicar esta capacidade no próximo ano. Em Itália, a empresa garante que 100% da energia contratada é renovável e, para o período 2024-2025, está previsto um acordo para reduzir as emissões de CO2 nos hotéis da Europa de Leste.
Além disso, todo o óleo utilizado nas cozinhas é atualmente convertido em biocombustível e mais de 70% das compras da empresa são provenientes de produtos locais. Foram implementados programas de avaliação da utilização da água para monitorizar os redutores de caudal e os cloradores salinos, para reduzir o consumo de água nos hotéis.
Foram também instalados sistemas de irrigação eficientes que promovem a poupança, no âmbito de projetos de melhoria das instalações, para reutilizar as águas cinzentas.
Através deste roteiro, que inclui importantes investimentos e projetos inovadores, o grupo procura construir um futuro mais sustentável para a indústria turística, gerando procura e negócio, impulsionando o setor e garantindo um impacto valioso através das diferentes empresas do grupo: Restel, Keytel e a cadeia hoteleira Eurostars Hotel Company.
Neste processo, uma cultura empresarial partilhada e um propósito claro são imperativos. Como refere Amancio López, presidente da empresa, “temos de deixar um legado e, para isso, tem de haver um compromisso do Grupo Hotusa com as suas pessoas, com o território e com a sociedade”.