Grupo Lufthansa adota nova estrutura organizacional em 2016

Como parte do programa “7 para 1: O nosso Caminho para a Frente”, o Grupo Lufthansa irá adotar uma nova estrutura organizacional que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2016 para reforçar a sua posição como grupo líder de aviação. A nova organização permitirá que as companhias aéreas e as empresas de serviço do Grupo alinhem as estruturas e os processos ainda mais consistentemente às necessidades dos seus grupos específicos de clientes. O novo alinhamento irá também aumentar a eficácia global do Grupo Lufthansa, reduzir a complexidade e aumentar a velocidade da tomada de decisões.

Segundo a companhia, a reestruturação irá dar à organização um alinhamento e um impulso mais funcional e uma maior interligação das funções comerciais, operacionais e administrativas do Grupo em todos os seus segmentos de negócio. Tal incluirá a gestão das companhias aéreas do Grupo usando processos alinhados para oferecer aos clientes uma experiência de viagem mais consistente e integrada em todas as suas companhias aéreas de topo e as suas placas giratórias.

Ao mesmo tempo, o novo alinhamento do Grupo Lufthansa irá lançar bases vitais sobre as quais irá estabelecer e desenvolver a nova Eurowings como uma marca europeia secundária e posicioná-la como uma companhia aérea líder no mercado de ponto-a-ponto nos mercados nacionais do Grupo. O Grupo está também a fortalecer as suas empresas de serviços, que são líderes nos seus respetivos mercados globais, permitindo-lhes explorar mais oportunidades de crescimento nas áreas der serviços de carga, decatering e financeiros.

“Estamos a fazer bons progressos em todos os sete campos do nosso programa “7 para 1: O nosso Caminho para a Frente”, confirmou Carsten Spohr, CEO e presidente do Conselho de Administração Executivo da Deutsche Lufthansa AG, acrescentando que “o novo alinhamento do Grupo Lufthansa que agora adotámos irá fortalecer as nossas companhias aéreas e as nossas empresas de serviço. E os nossos clientes irão sentir benefícios tangíveis, porque uma organização orientada por processos irá concentrar-se nas suas necessidades específicas ainda mais do que anteriormente. A nova organização do Grupo deverá também tornar-nos mais eficazes e mais ágeis, o que, por sua vez, irá fortalecer a posição do Grupo Lufthansa nos seus diversos mercados e segmentos de negócio”.

Este aperfeiçoamento da estrutura organizacional do Grupo implicará mudanças na divisão de funções no Conselho de Administração Executivo. A equipa de membros do Conselho de Administração com Carsten Spohr, Karl Ulrich Garnadt, Harry Hohmeister, Simone Menne e Drª Bettina Volkens manter-se-á inalterada. Mas os seus membros terão outras funções, tais como: o Conselho de Administração da Lufthansa German Airlines que atualmente serve como a gestora global da Lufthansa German Airlines não será mantido na nova estrutura do Grupo; o gabinete do Presidente do Conselho de Administração & CEO do Grupo, Carsten Spohr, será apoiado por Detlef Kayser, atualmente partner da consultora McKinsey, a partir de 1 de janeiro de 2016. Detlef Kayser irá ter o cargo de Vice-Presidente Executivo para Estratégia & Frota, ficando igualmente responsável globalmente pelo programa “7 para 1: O nosso Caminho para a Frente”; as funções comerciais de Planeamento de Rede & de Frota, Produto e Distribuição serão no futuro coordenadas mais intensamente entre todas as companhias aéreas e as placas giratórias do Grupo, sob a responsabilidade funcional global de Harry Hohmeister. Assim, Harry Hohmeister deixará o cargo de CEO da Swiss International Air Lines a 1 de janeiro de 2016; dentro da Gestão de Placas Giratórias, Jens Bischof passará a CCO e assumirá a responsabilidade comercial pela maior placa giratória da Lufthansa, Frankfurt. Jens Bischof será também responsável globalmente pela distribuição mundial das três companhias aéreas de rede. Steffen Harbarth, atualmente Diretor de Vendas do Grupo Lufthansa na região da Ásia-Pacífico, ficará com o cargo de Diretor Comercial e CCO para a placa giratória de Munique, além de passar a ser responsável pelo marketing das três companhias aéreas de rede, sendo igualmente responsável pelo futuro desenvolvimento da marca Lufthansa; Andreas Otto, CCO da Austrian Airlines, ficará com a Direção Comercial da placa giratória de Viena e com a responsabilidade global de processo pela gestão do produto das companhias aéreas de red;  e Markus Binkert, CCO da Swiss International Airlines, ficará responsável pela Direção Comercial da placa giratória de Zurique e pelo processo ”Distribuição e Gestão de Receitas” para todas as companhias aéreas de rede do Grupo Lufthansa.