Grupo NH quer alagar rede de hotéis em Portugal

Victoria Molvita, a diretora de operações da cadeia hoteleira NH para Espanha e Portugal, afirmou, durante um encontro de apresentação à imprensa, a intenção do grupo em expandir a rede de hotéis em Lisboa e no Porto. A responsável mostrou-se satisfeita com os resultados alcançados em Portugal e acredita na viabilidade de novos investimentos, que agradam à empresa mas não são para já uma prioridade imediata.

Sem adiantar datas específicas, Victoria Molvita revelou que existem várias oportunidades a serem estudadas, reforçando que o processo de expansão tem sido adiado pela dificuldade em encontrar uma “boa localização” e pela subida do preço do metro quadrado em Lisboa. “Lisboa é uma cidade cara” diz, acrescentando que, as metas de expansão são, por isso, indeterminadas: “Podemos crescer com um, dois, três ou dez”.

Acrescenta ainda que, Portugal é um destino com “um significado muito especial” para a cadeia espanhola, por ter marcado o início do processo de internacionalização do grupo em 2000, no Porto. Mas, segundo a responsável, o atual objetivo passa por avançar com os planos de renovação e reposicionamento de 400 unidades hoteleiras, para os quais têm investidos 234 milhões. Deste valor, 72% serão destinados à mudança da insígnia de 67 hotéis, que passarão a ser Collection, como é o caso da unidade situada na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Passados oito meses, o NH Liberdade apresenta 83 quartos, dos quais 58 são de categoria superior e 25 são suítes. Sujeito a um upgrade da sua imagem, de 14 de novembro de 2015 a 22 de julho de 2016, a mudança tirou, sobretudo, partido da “localização premium” da unidade, que beneficia, entre outros aspetos, por estar situada no coração de Lisboa. Mas, as renovações foram desde a introdução de amenities exclusivos, secadores profissionais ou duches com efeito de chuva, ao papel de parede dos corredores, bem como à oferta dos serviços de guest relations e de engomadoria gratuita, todos eles padrões da insígnia premium Collection.

Embora considerem vir a investir, essencialmente, em Lisboa e Porto, Victoria Victoria Molvita adianta que é possível que “possamos vir a estar noutras cidades”. “Provavelmente no Algarve”, avança, mas “depende muito das oportunidades” que o mercado ofereça.

No último ano, em 2016, os três hotéis da cadeia hoteleira em Portugal tiveram uma taxa de ocupação situada entre os 70% e os 80%. Os turistas norte-americanos continuam a ser os que mais procuram os hotéis do grupo, seguidos dos franceses, espanhóis, alemães e britânicos, revelou Victoria Molvita.