Grupo SATA com mais oferta no verão IATA 2019

No período compreendido entre 31 de março e 26 de outubro 2019 (verão IATA) a oferta das duas transportadoras do Grupo SATA será incrementada em cerca de 6% no que respeita à operação aérea da SATA Air Açores e em cerca de 1% no que respeita à oferta da SATA Azores Airlines. Ao todo, serão disponibilizados cerca de 820 mil lugares na operação aérea de verão 2019 da SATA Azores Airlines e 692 mil lugares na operação aérea inter-ilhas da SATA Air Açores.

A SATA Azores Airlines chegará a realizar um total de 42 voos semanais intercontinentais, provenientes dos EUA (Boston e Oakland) e do Canadá (Toronto e Montreal). A estes acrescem mais 18 voos semanais de médio-curso da Europa (Frankfurt e Londres); dos Arquipélagos de Cabo Verde e Canárias com destino final ou passagem por Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) ou pelas Lajes (Ilha Terceira), refere em comunicado.

No que respeita às ligações domésticas (Lisboa, Porto e Funchal) serão realizadas mais quatro ligações semanais (comparativamente a 2018), entre junho e setembro, e mais duas rotações semanais, nos restantes meses, o que resultará na oferta de 30 mil lugares suplementares.

De igual modo, a operação inter-ilhas da SATA Air Açores reforça o número de ligações a efetuar a fim de poder disponibilizar 40 mil lugares suplementares, quando comparado com o planeado para 2018.

A oferta para este verão resulta de planos de exploração otimizados com vista à melhoria do resultado operacional e à estabilização do efeito de conetividade da rede, sem descurar a necessidade de melhoria da qualidade do serviço a prestar, frisa o grupo, na mesma nota.

Nalguns casos, e por forma a corresponder ao que é esperado e durante alguns períodos identificados (como por exemplo, enquanto decorre o período de integração do novo Airbus A321LR e consequente conversão de tripulações, assim como para rotas específicas, muito sazonais, como é o caso da rota Terceira/ Oakland/ Terceira), a regularidade do serviço de transporte aéreo será garantida através da contratação de serviços de ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance) a outras companhias, previamente contratadas para o efeito, esclarece a SATA. Embora esta seja uma situação à qual a SATA Azores Airlines tem vindo a recorrer nos últimos anos, a expectativa da transportadora será no sentido da sua diminuição significativa.

De assinalar que o trabalho conjunto entre as várias entidades envolvidas na promoção do destino Açores, tem vindo a conferir aos Aeroportos dos Açores (designadamente Lajes e Ponta Delgada) condições para que se afirmem, ano após ano, como uma placa de confluência de ligações aéreas, posição para a qual tem fortemente contribuído a estratégia das transportadoras do Grupo SATA que, para além da promoção e manutenção de rotas diretas com destino aos Açores, impelem às escalas dos seus voos nos Aeroportos das Lajes e Ponta Delgada, sublinha o grupo, no comunicado.

São exemplos, as ligações entre Lisboa e Boston (com escala em Ponta Delgada); entre Porto e Boston (com escala nas Lajes); entre Toronto e Lisboa ou Porto (com escala em Ponta Delgada); entre Boston e Praia (com escala em Ponta Delgada) com possibilidade de efetuar uma paragem de 1 a 7 dias nos Açores, sem custos adicionais, o que proporciona a possibilidade de usufruir do serviço STOPOVER Açores, disponível para compra online.