Grupo Solverde com “pequeno decréscimo” em 2018 face ao ano anterior

Os acontecimentos mais marcantes de 2018 e perspetivas para o próximo ano serviram de mote para um almoço informal promovido pela Solverde Casinos & Hotéis com os jornalistas. A Ambitur.pt esteve no Hotel Solverde SPA & Wellness Center, em Vila Nova de Gaia, local eleito para este evento onde também se fez um pequeno balanço da atividade do grupo este ano.

Comparando os dois anos de exercício nas quatro unidades hoteleiras do grupo (Hotel Solverde SPA & Wellness Center, em Gaia; Hotel Apartamento Solverde, em Espinho; Hotel Algarve Casino, na Praia da Rocha; e Hotel Casino, em Chaves), Nuno Vasconcelos, diretor-geral de Marketing do grupo Solverde, diz que “o ano de 2017 foi o melhor ano de sempre” com uma faturação entre os “13 e 14 milhões de euros” nas quatro unidades do grupo, sendo o Hotel Algarve Casino aquele que “mais fatura, com cinco milhões em 2017″. As razões apontadas pelo responsável para o crescimento (em 2017) são duas: “desvio de turistas” e “melhorias nas unidades que estavam a precisar”.

O ano de 2018 “segue a mesma linha” mas com “um pequeno decréscimo. Traz-nos uma pequena apreensão”, indica o responsável. No entanto, só depois das festas de Natal e de Passagem de Ano haverá “números exatos”. Apesar da previdência em relação aos números sobre as unidades hoteleiras, o responsável avançou que, até ao momento, o grupo (casinos e hotéis) “já faturou cerca de 110 milhões de euros”.

Numa visão geral, o grupo fundado em 1972, liderado por Manuel Violas, está a contar com uma “ligeira retração” no setor do turismo, embora espere “ter, no mínimo, um 2019 igual a 2018, o que será de facto muito bom”, considera Nuno Vasconcelos.

Já Filipe Pereira, diretor do Hotel Apartamento Solverde, em Espinho, realça como acontecimento marcante de 2018 a “remodelação integral” da unidade e a sua requalificação “para quatro estrelas”, representando um investimento de “1,5 milhões de euros”. Com 83 apartamentos, a unidade divide-se entre o “segmento de lazer” que se concentra em julho, agosto e setembro e o “segmento corporate” que opta pelas longas estadias. E é neste último que Filipe Pereira se foca. Depois de “uma descida acentuada” nos últimos anos, o responsável assegura que o corporate tem vindo a crescer. “Hoje recuperámos e estamos nos 44%”. Esta posição não satisfaz o responsável que tem o objetivo definido de “chegar acima dos 50%”.

Já sobre o Hotel Solverde SPA & Wellness Center, Catarina Machado, diretora-geral da unidade, destacou as “salas de reunião” como principal “alvo” de remodelação durante o ano de  2018, para além de “outras remodelações parciais”. Com 29 anos, o Hotel Solverde SPA & Wellness Center pretende “manter a sua tipologia de hotel” mas com um toque sempre “atual” e “moderno”, nunca esquecendo a “manutenção que o hotel requer”, diz a responsável. A próxima remodelação já tem um alvo e será a “fachada do hotel”, acrescenta.

“Aposta no online irá gerar um aumento significativo de faturação”

Com cinco casinos (Espinho, Vilamoura, Monte Gordo, Hotel Algarve Casino, Hotel Casino Chaves) e outro online (o sexto casino) lançado há um ano, o grupo Solverde já faturou, só em 2018, “90 milhões de euros. Face a 2017, significa um aumento de 6%”, revelou Nuno Vasconcelos. O Casino de Espinho é a unidade hoteleira com maior faturação.

No entanto, a grande aposta do grupo em 2018 foi “realmente” na plataforma  “Casino Solverde Online”, que já conta com 100 mil jogadores registados. Para além de novas parcerias, como com a empresa NetEnt, o casino lançou também novos jogos nas diversas categorias disponíveis, com destaque para o BlackJack.

Para promoção deste casino online, o grupo vai investir numa campanha com “componente digital” e “nos meios tradicionais, como a televisão”, que será lançada no final deste ano e que incluirá também diversos roadshows e outdoors. No geral, esta campanha representa um investimento de 1,5 milhões de euros e vai estar no ar durante o ano de 2019.

Depois de “investimento em backoffice e tecnologia” e no desenvolvimento de um “motor de reservas atualizado, o grupo Solverde Casinos & Hotéis acredita que todo o investimento realizado na área digital e online “irá gerar um aumento significativo na faturação”, sublinha Nuno Vasconcelos.