Grupo Sommet Education: O Ensino da Hotelaria em tempos de grande turbulência

Enquanto o ensino presencial não é possível durante a crise sanitária global, a Sommet Education desenvolveu acesso virtual em todos os seus campus e implementou conteúdos digitais de ponta e ferramentas que permitem aos seus alunos o acesso contínuo à formação, mantendo a excelência nas duas instituições de ensino reconhecidas a nível mundial– Glion Institute of Higher Education e Les Roches.

Inteligência artificial para a continuidade da Formação

Após o anúncio das Autoridades Públicas em todo o mundo, as operações das escolas Glion e Les Roches foram temporariamente encerradas, tendo mantido apenas os serviços de acomodação e apoio aos estudantes que não tiveram oportunidade de regressar aos seus países de origem e às suas famílias.

Para manter uma abordagem personalizada com os alunos enquanto se muda o modelo para estudo à distância, uma task-force foi criada no nível deste grupo de educação, composta por professores e membros de TI, incluindo Pierre Ihmle, Ph.D., Chief Academic Oficer e Eric Wyttynck, Chief Information, Innovation & Digital Officer.

Os programas de ensino superior do Instituto Glion e Les Roches estão adaptados ao ensino online desde 17 de março de 2020 com a utilização de livros didáticos digitais acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, videoconferências e avaliações online. O conteúdo académico de 100 novos vídeos é disponibilizado diariamente e até agora, mais de 2 mil vídeos foram criados para que os alunos acedam via Moodle, um Sistema de Gestão da Aprendizagem. Sessões online de Perguntas e Respostas para pequenos grupos estão acessíveis várias vezes ao dia, tendo em conta os diferentes fusos horários de forma a apoiar o ensino teórico.

Sistemas de Inteligência Artificial que analisam o comportamento do usuário durante os exames escritos também foram aplicados nos processos de avaliação para manter um alto nível de controle contra plágios.

Neste contexto, a tecnologia digital tem sido um meio para criar um método de ensino mais horizontal. A aprendizagem digital fornece parte dos conhecimentos essenciais, que os professores podem então discutir, reforçar e validar num ambiente de sala de aula mais aberto e colaborativo, permitindo um foco adicional no cuidado e fornecimento de informação aos alunos. Esta situação levou a uma taxa diária de engagement estudantil de cerca de 95% com o sistema em 90 países.

Benoit-Etienne Domenget, diretor executivo da Sommet Education, destaca: “As nossas equipas têm-se esforçado muito nas últimas semanas para permitir que os nossos alunos continuem seus estudos com o mesmo nível de excelência. Os docentes provaram mais uma vez o seu incrível compromisso com os alunos que agora estão conectados a nós a partir de qualquer canto do mundo.”

Certificados online

Para permitir que os alunos aproveitem ao máximo este período, tanto os alunos da Les Roches como da Glion têm acesso privado para participar em pequenas sessões de grupo lideradas por especialistas em Revenue Management, Avaliação de Hotéis ou Gestão de Spas. Os cursos adicionais de duas semanas, com lugar a partir de 27 de abril de 2020, já se mostraram muito bem sucedidos com quase 4.500 alunos já matriculados em 90 países em todo o mundo. Os cursos “Análise e Avaliação do Mercado Hoteleiro”, “Gestão da Receita Hoteleira”, “Excelência em Operações de Spa” e “Maximização a Rentabilidade de Spas: Planeamento Financeiro para Spas e Centros de Bem-Estar” são todos projetados para atender às necessidades específicas do setor e permitirão que os alunos obtenham 4 certificados profissionais, além de sua graduação académica.

Unique Series “Guiar a Hotelaria em tempos de turbulência”

A Sommet Education criou uma série excecional de aulas online – ao vivo-  intitulada “Leading Hospitality Through Turbulent Times”. Desde os impactos iniciais da crise e as lições a serem aprendidas nos ciclos passados, até uma recuperação potencial e qual o perfil do setor no pós-COVID-19, os alunos têm um overview completo de como a indústria da Hospitalidade está a ser afetada pela crise enquanto aprendem com especialistas sobre as formas de a enfrentar da maneira mais eficiente possível.

“Como a indústria hoteleira está sendo confrontada com os grandes desafios causados pelo COVID-19, acreditamos que é crucial que os líderes da Hotelaria do futuro entendam como enfrentar tais situações de crise”, comenta Benoit-Etienne Domenget.

Todas as semanas entre este momento e o final de junho, os professores da Glion e da Les Roches vão juntar-se a convidados, especialistas das áreas da hotelaria, luxo, finanças, investigação e pesquisa. As sessões irão desenvolver-se com base em três tópicos principais: Tendências Globais & Impacto Económico e Financeiro, Estratégias & Táticas e Organizações, Liderança & Carreiras.

Yves Schemeil, professor emérito de Ciência Política e Relações Internacionais na Sciences Politics Paris, compartilhará algumas de suas perceções únicas. Assim como, entre muitos outros, Steve Hood, vice-presidente para a área de investigação em dados de hospitalidade e especialista em análise STR, Robert Alter, presidente emérito e fundador da Sunstone Hotel Investors, Inc., Michel Girardin, Economia Aplicada passando ainda pelo Professor de Finanças da Universidade de Genebra, Chris Mumford, CEO Cervus Leadership.

Este conteúdo exclusivo em um primeiro momento para os alunos das duas instituições mas estará disponível para todos através dos sites das escolas para partilhar com as comunidades da Hotelaria alguns insights enquanto a recuperação é ainda adiada.

Para além do Estudo – Virtual Open Days

Sob a liderança de Eric Wyttynck, Chief Information, Innovation & Digital Officer da Sommet Education, o potencial das ferramentas digitais, como a realidade virtual, têm sido impulsionadas pela criação de uma experiência imersiva para estudantes e suas famílias, dispostas a visitar os vários Campus. “Atualmente estamos a experimentar o uso da realidade virtual como alternativa aos Open Days . Os visitantes podem conhecer virtualmente os Campus e envolver-se diretamente com o corpo docente, algo único”, afirma Eric Wyttynck.