Grupo Sonae avança com lojas “Continente Bom Dia 500” a pensar nos turistas

O Grupo Sonae já atua no mercado turístico “há muitos anos”. As lojas Continente Bom Dia espalham-se pelas zonas residenciais e urbanas e “o peso do turista” já é “tão grande como o nativo”, afirmou Amaro Amaral, diretor de Operações da Continente Bom Dia, recentemente, nas Conferências DH, que tiveram como mote “O impacto do turismo no retalho e marcas”.

Amaro Amaral, diretor de Operações da Continente Bom Dia

Com o objetivo de marcar a diferença no mercado, o grupo investiu num novo supermercado: o Continente Bom Dia 500. A primeira loja já abriu e localiza-se na cidade do Porto, no Centro Comercial Via Catarina.  À Ambitur.pt, Amaro Amaral explica que se trata de um “formato de conveniência puro”. Com lojas entre os 300 e 600 metros quadrados, surge para dar resposta às novas tendências do mercado. Atualmente, o cliente “procura cada vez mais uma compra de proximidade com uma maior frequência de visita e um grande enfoque em produtos frescos”, sublinha o responsável, acrescentando que o “desejo” passa por “servir melhor os nossos clientes”, estando mais próximos e “posicionando-nos como a escolha top of mind” neste formato de conveniência.

As novas lojas vão ser “implementadas” no centro das maiores cidades do país em locais com tráfego elevado e onde os espaços existentes são mais reduzidos e, por vezes, com constrangimentos estruturais. Assim, as novas lojas vão assumir uma vertente “mais turística” ou “residencial” consoante a localização. O desafio do novo formato “é o de manter o mesmo conforto na experiência de compra” e “o mesmo look and feel” que caracteriza as lojas “Continente Bom Dia”.

Questionado sobre as diferenças entre os espaços tradicionais e os novos, Amaro Amaral esclarece que são “lojas totalmente em livre serviço”, com foco “numa compra ágil, autónoma e de conveniência” que permita aos clientes “suprirem as necessidades do dia-a-dia”. Idealizada para os turistas, a loja Continente Bom Dia 500 “vai ter uma gama própria” para esse mercado, explica o responsável, destacando que “são ainda lojas com grande acessibilidade para uma visita a pé”.

Para uma futuro próximo, as metas definidas pelo grupo são ambiciosas: “conseguirmos cumprir com o plano de expansão a que nos propusemos”. No entanto, as perspetivas são de “muita confiança”, garante Amaro Amaral.