GuestCentric afirma gerar cerca de 300 milhões de euros em receita para hotéis em Portugal

A Guestcentric, empresa de tecnologia de reservas hoteleiras em mais de 60 países, gerou 590.000 reservas, 1,6 milhões de dormidas e 272 milhões de euros em receitas para hotéis em Portugal, em 2022, segundo divulgou hoje, em comunicado.

“2022 foi, sem dúvida, o melhor ano de sempre para os nossos hotéis em Portugal”, afirma Pedro Colaço, CEO da GuestCentric. “De acordo com os dados de mercado que temos em sistema, prevemos que estes níveis elevados de procura – alguma ainda latente de anos anteriores – continuem em 2023. É, portanto, fundamental que os hotéis estejam totalmente apetrechados e preparados para captar e responder a esta procura. Na GuestCentric continuaremos a apoiá-los nessa trajetória, com serviço personalizado excecional e a nossa tecnologia de ponta”, conclui.

O volume de receitas geradas em 2022 foi substancialmente superior ao verificado em 2019, principalmente devido a um preço médio por quarto por noite dos hotéis mais elevado: 27%, ou 38 euros, acima de 2019.

Todas as regiões do país registaram crescimento, mas destacaram-se o Algarve, o Alentejo e o Porto. Foi no Algarve que o preço médio por noite mais aumentou – de €119, em 2019, para €173 em 2022.

Por outro lado, a quota de mercado das reservas diretas, enquanto canal, aumentou mais de sete pontos percentuais em 2022, comparativamente a 2019. Assim, as reservas diretas registaram, conforme adianta na mesma nota, “um crescimento muito acima da média do mercado”: 35% em taxa de ocupação e mais de 52% em receita.

A GuestCentric, que aumentou o seu portfólio de hotéis em Portugal em mais de 100 hotéis em 2022, prevê que a performance dos hotéis em Portugal continue na sua atual trajetória muito positiva. Apesar da inflação e do aumento dos custos operacionais, continua a haver procura latente, e uma vontade generalizada de viajar, em todos os mercados.

Assim, a empresa continua a investir e a desenvolver a sua plataforma tecnológica, para apoiar os hotéis que enfrentam elevados níveis de procura, mas com escassos recursos humanos. Estes desenvolvimentos serão apresentados na BTL, em março.