Este verão, a procura turística por Portugal continua a crescer, com um ritmo de reservas consistente de uunho a setembro, é o que dizem os dados da Guestcentric, que agrega várias centenas de hotéis.
Em junho, a taxa de ocupação aumentou 23%, em comparação com o mês homólogo de 2022, e as reservas para julho já atingiram 87% dos níveis de 2022, sendo que existe ainda um mês inteiro de reservas de última hora pela frente. Já as reservas para agosto e setembro estão a acelerar, de semana a semana.
Verifica-se assim que, em 2023, Portugal tornou-se um destino de primeira escolha, tanto para turistas europeus como para americanos. Na análise de Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, “os turistas europeus estão a optar por destinos próximos, provavelmente devido ao atual clima económico e a algum receio de perturbação no transporte aéreo. Dados da TravelPulse revelam que o número de turistas americanos em Portugal aumentou 26% em janeiro e fevereiro de 2023, em comparação com os números de 2019”.
As regiões portuguesas com mais procura
A informação de mercado da Guestcentric revela que os Açores têm crescido em procura este ano, acima da média das regiões em Portugal, sendo que as reservas para julho estão o dobro daquelas verificadas em maio, um ritmo de crescimento muito acima do que se registou em 2022. O preço médio por dia dos hotéis nos Açores regista também um incremento acima da média, de 33% em 2023.
Outras regiões com bom desempenho incluem Lisboa, o Centro de Portugal e o Algarve. Esta última revela uma performance sólida: 12% aumento na ocupação, mas o aumento do preço médio em 3% não acompanha a taxa de inflação do país.
O preço médio nos hotéis europeus, incluindo os de Portugal, está atualmente 13% acima dos níveis de 2022, com Lisboa e Porto a beneficiar do maior crescimento de ADR – de 18% em Junho de 2023. No entanto, nos hotéis nos EUA, o preço médio tem vindo a decrescer, fixando-se atualmente 5% abaixo de 2022.
As viagens sustentáveis vieram para ficar
As viagens sustentáveis continuam a ser um tema relevante, especialmente para empresas e viagens de negócios. A pesquisa da Great Hotels of the World indica que a não conformidade com os critérios de sustentabilidade, cada vez mais exigentes e precisos, é uma das duas principais razões para a rejeição de propostas de hotéis, por parte das empresas.
O responsável da GuestCentric defende que “as empresas europeias já são obrigadas a reportar as suas iniciativas de sustentabilidade, e os hotéis devem demonstrar o seu compromisso para com a sustentabilidade económica, social e ambiental em conformidade. A sustentabilidade já não pode ser considerada um “extra”: é hoje um fator crítico que impacta diretamente a receita do hotel”.
A importância dos canais diretos
Para se preparar para a elevada procura do verão 2023, mais do que nunca os hotéis em Portugal devem focar-se nos seus canais diretos, otimizando o seu website e oferecendo benefícios exclusivos e relevantes aos clientes que reservam diretamente com eles.
Salienta Pedro Colaço que “a aposta do hotel no seu próprio destino diferencia-o da concorrência e permite atrair clientes de segmentos de mercado mais nicho. Para isso, o hotel deve apostar em conteúdos atualizados e relevantes sobre o destino – as suas atrações únicas e riquezas naturais ou culturais – e divulgá-los de forma estruturada, no seu site e redes sociais. Neste aspeto, os hotéis nos Açores são um exemplo a seguir, pela forma como integram concretamente as mais valias do destino, na estadia do cliente”.