GuestReady regista 42 mil reservas entre junho e setembro e prevê crescimento de 40%
A GuestReady, empresa de Alojamento Local (AL), prevê faturar mais de 19 milhões de euros em GVB – ou Valor Bruto de Reserva – nas cerca de 42 mil reservas que tem para os meses de verão. Estes números representam um aumento superior a 40% na faturação e de mais de 28% no número de reservas, quando comparado com período homólogo de 2024.
O alojamento local está a dar sinais de vitalidade e crescimento para os meses mais concorridos de 2025, refere a empresa, em comunicado. Entre junho e setembro, a GuestReady prevê uma taxa média de ocupação de 86%. Setembro é o mês com a mais alta taxa de ocupação no período analisado com uma previsão de 87,7% a nível nacional – a cidade do Porto destaca-se neste mês, com uma ocupação prevista de 94%.
Com os franceses a encabeçar o top 3 das nacionalidades mais comuns entre os hóspedes, seguem-se os espanhóis e, finalmente, os portugueses. A média de noites por estadia, a nível nacional, é de 3,9 noites, sendo o arquipélago da Madeira a região que mais se destaca nesta análise, com uma estadia média de 5,9 noites.
“O aumento dos números reflete não só a atratividade do país, mas também o crescimento da GuestReady em Portugal e a contínua aposta dos turistas no alojamento local. Notamos algumas mudanças no comportamento dos hóspedes – como reservas mais last minute e menor procura por preços premium – mas ainda assim esperamos atingir os valores projetados. A expectativa é também de um outubro forte.”, explica Rui Silva, diretor geral da GuestReady em Portugal.
Recorde-se que 2025 é ainda o ano em que o alojamento local continuou a ser tema da agenda pública. No início do ano houve uma alteração ao regime jurídico da exploração deste tipo de estabelecimento. São alterações que podem ser benéficas para todo o setor, se aplicadas devidamente, defende Rui Silva. Acrescenta ainda que “o caminho deve ser o do equilíbrio: uma regulamentação justa, que responsabilize quem atua fora da lei e não penalize os operadores profissionais e responsáveis, como é o nosso caso e de outros, que contribuem positivamente para a valorização do acervo urbano e turístico”.
Presente em sete países no mundo, de França aos Emirados Árabes Unidos, a GuestReady continua o seu percurso de crescimento internacional com uma equipa portuguesa que se afirma cada vez mais como um elemento-chave do sucesso.