Guilherme Costa eleito “European Hotel Manager of the Year” pela EHMA

Guilherme Costa, diretor geral do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, é este ano o vencedor do prestigiado prémio “European Hotel Manager of the Year” que a EHMA – European Hotel Managers Association atribui anualmente a um membro ativo que tenha alcançado resultados notáveis em gestão hoteleira durante o ano anterior e ao longo da sua carreira.

Guilherme Costa superou os recentes tempos difíceis da pandemia mantendo os mesmos padrões excecionalmente elevados que o hotel há muito oferece à sua clientela. Sob sua supervisão, nos últimos dois anos, foi realizada uma renovação de quartos que trouxe também uma piscina exterior, trazendo de volta todo o esplendor deste icónico Hotel. O prémio foi entregue a ele durante a Assembleia Geral Anual da EHMA, realizada em Lugano, Suíça, de 18 a 20 de março de 2022.

“O Guilherme é altamente respeitado por seus pares e admirado por todos que trabalham com ele”, comenta Ezio A. Indiani, presidente cessante da EHMA e GM Hotel Principe di Savoia em Milão. Membro da EHMA desde 2007, em 2005 foi responsável, juntamente com o seu antecessor José Silva (agora CEO da Jumeirah Hotels), pela organização de uma inesquecível Assembleia Geral em Lisboa.”

Guilherme Costa, de nacionalidade brasileira e portuguesa, iniciou a sua carreira em várias cadeias hoteleiras internacionais nos EUA, Brasil e Portugal, tendo sido nomeado diretor geral do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa em 2006.

Dos seus 36 anos de experiência no setor de hospitalidade, 21 foram dedicados ao Four Seasons Hotels & Resorts, tornando-o o diretor geral que mais tempo dedicou a este icónico hotel. Ele é conhecido por contribuir para o desenvolvimento profissional de vários Managers e chefs executivos que agora lideram restaurantes com estrelas Michelin. Em 2007, ele e a sua equipa criaram e implementaram o primeiro programa de responsabilidade social abrangente da cadeia para os hotéis, promovendo o bem-estar dos colaboradores, da comunidade e do ambiente, elevando o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, ao posto de principal empregador em Portugal em todos os segmentos da hotelaria.

Ao longo de seus 19 anos no Ritz, supervisionou várias transformações deste hotel, com a renovação de quartos e suítes e a adição do Ritz Spa em 2001. Nos últimos dois anos, o Ritz passou por uma renovação multimilionária, com a adição de uma piscina exterior e bar, novos espaços para banquetes, um novo restaurante, o CURA com entrada direta da Rua Rodrigo da Fonseca, que acaba de receber a cobiçada 1 estrela Michelin no seu primeiro ano de funcionamento. O hotel está incluído nos guias de hotel mais prestigiados e recebeu vários prémios, incluindo o prémio duplo de cinco estrelas da Forbes, tanto para o Hotel quanto para o Ritz Spa.