Guimarães: Berço de Portugal

Castelo e Paço Duques de Bragança

 Património
Guimarães, cidade Berço de Portugal, de origem medieval, tem as suas raízes no remoto século X. Distinguido várias vezes pelo seu património exemplarmente recuperado, o seu Centro Histórico foi incluído na lista do Património Mundial UNESCO em 2001.

Cultura e Desporto
A valorização da cultura e do desporto como fatores estratégicos de desenvolvimento fomentou a criação de uma rede de equipamentos culturais e desportivos de excelência, que colocaram Guimarães em lugar de destaque no domínio das artes e da atividade desportiva, nacional e internacionalmente culminando com os títulos de Capital Europeia da Cultura 2012 e de Cidade Europeia do Desporto 2013.

Plataforma das Artes da Criatividade

Sustentabilidade ambiental e Valorização da Paisagem
O desafio coletivo que os Vimaranenses agora enfrentam é o da sustentabilidade ambiental, com Guimarães a integrar a lista de cidades candidatas ao título de Capital Verde Europeia 2020, com significativos impactos na preservação, valorização e promoção do nosso tão apreciado Património Paisagístico, no qual a Penha ocupa posição de merecido destaque.

Verdadeiro “pulmão da cidade”, a Penha é também um importante destino religioso e cultural. Nos anos mais recentes, foi também privilegiada a atividade desportiva e lúdica, com a criação de condições ímpares para modalidades como o BTT, o Trial e o Downhill.

Aceder à montanha através dos percursos e trilhos pedestres ou do Teleférico de Guimarães, constitui hoje um dos principais atrativos turísticos de Guimarães, estando em curso a classificação do Monte da Penha como Área Protegida de Âmbito Local e o Projeto das Rotas da Biodiversidade de Guimarães.