Guimarães – Um destino turístico sustentável e com estratégia a 10 anos

A Câmara Municipal de Guimarães está determinada em assumir a identidade do seu território no sentido de garantir um papel decisivo para o seu desenvolvimento. O alinhamento dessa identidade com a sua marca e com o seu posicionamento estratégico são fundamentais para a sua diferenciação e concretização do seu potencial. Daí a importância da elaboração de um estudo, com objetivos e e um plano de ação que visam captar turistas, num posicionamento que integra os conceitos de sustentabilidade ambiental promovidos pela candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.

Esta estratégia delineada a 2019, com um horizonte de 10 anos, foi adaptada no início de 2020 tendo em conta a realidade atual, com novas prioridades no que diz respeito à implementação dos projetos. O município estabeleceu desde logo grupos de trabalho com os stakeholders locais para encontrarem soluções de promoção conjunta, ao nível da oferta dos produtos turísticos, explica Sofia Ferreira, vereadora do Turismo da autarquia.

Dos projetos prioritários e já iniciados a vereadora destaca a Rede de Embaixadores de Guimarães, a estratégia de comunicação digital, #Guimarães – Invasão de Redes Sociais Digitais, Potenciar as Aldeias, Estratégia de Sustentabilidade, personalizar e perpetuar as experiências, entre muitos outros.

Diversificação da oferta turística
Para debater e refletir sobre os grandes temas do desenvolvimento sustentável foi criada a Estrutura de Missão 2030 que tem, no seu centro, o Conselho Consultivo do Turismo que funciona num modelo participativo e informativo através de dinâmicas de grupo, e daqui resultarão propostas focadas na transformação de comportamentos em prol de uma sociedade carbono neutro. “Pretende-se que todos os cidadãos, nos mais diferentes quadrantes da sociedade, se envolvam na discussão e análise dos desafios decorrentes do desenvolvimento sustentável”, refere Sofia Ferreira.

Desde 2019 que o Turismo de Guimarães integra o Conselho Especializado e tem realizado um conjunto de ações de capacitação dirigidas aos agentes turísticos locais. Entre elas destacam-se a capacitação dos proprietários/ gerentes dos alojamentos ou restaurantes, ação de sustentabilidade ambiental, ação informativa sobre como aderir ao programa internacional Green Key, ações de sensibilização/ capacitação para as boas práticas ambientais e ações de formação e capacitação dirigidas aos funcionários do atendimento nos Postos de Turismo.

“Vivemos um momento onde os cidadãos e turistas, na generalidade, estão mais sensíveis para as questões ambientais, para a proteção da natureza e para o desenvolvimento sustentável, revelando-se em novas motivações de viagem”, recorda a vereadora do Turismo. Assim se explica o facto de o Turismo de Guimarães ter vindo a apostar noutros segmentos turísticos, como é o caso do Turismo de Natureza/ Sustentável.

E é neste contexto que o Turismo de Guimarães tem diversificado a sua oferta turística que, até agora, estava fortemente focada na sua vertente histórico-cultural e patrimonial, através da estruturação e promoção da oferta turística fora do centro urbano, com ênfase no património natural, nas atividades ao ar livre e nas tradições rurais. Foi assim editado, em 2020, um Mapa dedicado à Montanha da Penha, que está em vias de classificação como “Área Protegida de Âmbito Local” e onde está a ser finalizada uma Rota da Biodiversidades, bem como os Mapas de S. Torcato e das Caldas das Taipas, a editar em junho 2021.

Sofia Ferreira não tem dúvidas de que “estes materiais informativos, em conjunto com os materiais alusivos ao Centro Histórico Património Mundial, irão permitir ao visitante ter uma visão mais abrangente da oferta turística do território, potenciando, desta forma, o prolongamento da estada, ao mesmo tempo que se pretende atenuar a sazonalidade”.

Capacitação dos ativos turísticos
No Plano de Ação da Estratégia de Turismo, Guimarães aposta também na formação turística e linguística dos ativos do setor como elementos-chave para o sucesso do destino. E, neste contexto, o Turismo de Guimarães, em colaboração com as Escolas do Turismo de Portugal – Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, iniciou, no passado dia 2 de março, a concretização do Programa de Capacitação 2021 destinado aos agentes turísticos do concelho.

A vereadora explica que a formação é gratuita e certificada e foi especialmente desenhada a pensar em Guimarães, dirigindo-se aos gestores/ proprietários e colaboradores das áreas do alojamento, restaurantes e similares, quintas vinícolas, empresas de animação turística e operadores turísticos locais. Para esta formação inicial foram escolhidos os seguintes módulos – Turismo Sustentável – Boas Práticas (em estreita colaboração com a Estrutura de Missão Guimarães 2030); Fundamentos de Marketing Digital; Formação nas línguas espanhola, inglesa e francesa; Informação Turística e Serviço de Vinhos. – que irão decorrer até ao outono de 2021. Esta primeira ação envolverá um total de 175 formandos de várias empresas turísticas.

Outros projetos em Guimarães…
Consciente de que o enoturismo é hoje uma motivação específica para a realização de viagens e uma nova oportunidade de negócio, quer para as unidades do setor vinícola que podem chegar a novos clientes, quer para a economia de uma região que se pode afirmar como um destino turístico, Guimarães aposta em projetos neste âmbito. E, para valorizar o turismo e os vinhos produzidos localmente, celebrou um acordo de parceria com as quintas produtoras de vinho do concelho para promover o enoturismo, diversificar o produto Turismo Cultural, prolongar o tempo de estada do turista no concelho, combater a sazonalidade turística e promover o turismo ambiental e economicamente sustentável. “Os resultados desta parceria foram, sem dúvida, atingidos”, assegura a vereadora. Hoje há já uma brochura promocional em várias línguas para promover o enoturismo, bem como inúmeras parcerias nas feiras de turismo nacionais e no mercado espanhol. No início deste ano, três novas quintas vinícolas integraram o projeto e a autarquia vai lançar uma nova edição da brochura “Enoturismo em Guimarães” em junho de 2021.

Prosseguindo na diversificação do produto, o Turismo de Guimarães está também, neste momento, a trabalhar na integração no Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que está a efetuar o levantamento da oferta de turismo industrial e pretende estruturar o produto desenvolvendo programas turísticos e promovendo esta oferta junto de turistas nacionais e internacionais. Foi já desenvolvido um “Guia de Boas Práticas do Turismo Industrial”, em colaboração com os municípios que irão integrar o projeto inicial, no intuito de contribuir para a implementação de serviços de qualidade comuns a toda a oferta nacional abrangida, nomeadamente, no que concerne às condições de visitação, acessibilidade e sustentabilidade. “Este é um projeto nacional a longo prazo, que Guimarães pretende integrar nas vertentes de Património Industrial, Museológico e Indústria Viva”, frisa Sofia Ferreira.