Heart by AHP integra Projeto MOVER – Migração, Oportunidades e Valorização do Emprego em Portugal

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), através do seu Programa HEART by AHP, assinalou o Dia Internacional dos Migrantes, reconhecendo o contributo decisivo da migração para a sociedade e para a economia portuguesas, e afirmando rever-se integralmente nas palavras do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, padrinho da iniciativa HEART, que veio reforçar os princípios de uma abordagem responsável, humanista e assente na dignidade de quem chega e de quem acolhe.

Neste contexto, o Programa Heart anuncia que integra o Projeto MOVER – Migração, Oportunidades e Valorização do Emprego em Portugal, promovida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), lançado esta semana, centrado no recrutamento ético, proteção dos trabalhadores migrantes e integração na sociedade portuguesa.

Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, reforça que “neste Dia Internacional dos Migrantes, importa reconhecer uma realidade incontornável: a migração é essencial para a economia portuguesa e para setores como a hotelaria e o turismo. Assinalar esta data é valorizar o contributo dos trabalhadores migrantes e reforçar a responsabilidade de garantir condições dignas, com direitos e integração efetiva. É neste contexto que o Heart by AHP integra o Projeto MOVER, promovendo canais de mobilidade laboral seguros, éticos e alinhados com as necessidades reais das empresas.”

Atualmente, Portugal enfrenta uma pressão real no mercado de trabalho, com cerca de 58.000 vagas de emprego por preencher, segundo dados do Eurostat de 2025. recorda a AHP. Entre os setores identificados estão a construção, com uma necessidade estimada de 80.000 trabalhadores; a hotelaria e turismo, setor que já conta com cerca de 20% de trabalhadores imigrantes e que contribui para 12% do PIB nacional; a agricultura e indústria.

O MOVER propõe-se transformar este desafio numa resposta estruturada com canais seguros e regulares que reduzem vulnerabilidades e diminuem o risco de rotas irregulares.

Para garantir proteção e integração, o projeto de que a AHP é parceira, contempla serviços como sessões de informação sobre processos, custos reais e direitos laborais, formação pré-partida, acompanhamento individual, certificação e uma rede de apoio com informações sobre serviços essenciais (saúde, habitação, educação e apoio social).

Para as empresas, prevê diagnóstico de necessidades, formação em recrutamento ético, pré-seleção/ validação e apoio à integração.

O MOVER alinha-se com o Plano de Ação para as Migrações 2024 e com compromissos internacionais (ODS 10.7, Pacto Global para as Migrações e convenções da OIT), reforçando uma abordagem baseada em evidência e na proteção de direitos.

O Projeto MOVER – Migração, Oportunidades e Valorização do Emprego é uma iniciativa promovida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com a AHP, a AEP e a CCP, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).