2024 representa a comemoração dos 20 anos de existência do grupo HF Hotels e a Ambitur.pt esteve à conversa com Marta Martins, general manager of Business and Sales Strategy da cadeia hoteleira, para conhecer melhor o percurso, desafios e o futuro desta marca portuguesa.
São “duas décadas de dedicação ao setor, de compromisso com a qualidade e de constante evolução”, começa por indicar-nos a responsável, que não tem dúvidas de que, desde o início, a missão da HF Hotels foi proporcionar uma experiência de excelência aos hóspedes, objetivo pelo qual tem trabalhado “arduamente”. Por outro lado, explica, os 20 anos de história na hotelaria nacional simbolizam também “a solidez e o reconhecimento da marca HF Hotels, tanto a nível nacional como internacional, enquanto referência em hospitalidade urbana”.
Por isso, para assinalar esta data, o grupo, que conta atualmente com oito unidades hoteleiras em Lisboa e no Porto, num total de 1319 camas, apostou na renovação do fardamento da equipa, se apresenta agora com uma imagem mais descontraída e moderna, mantendo sempre a qualidade do serviço. Organizou igualmente um evento especial no passado dia 20 de setembro, no qual reuniu os parceiros que têm sido fundamentais ao longo desta jornada. E está a reforçar a proximidade junto dos clientes através de “iniciativas que refletem a nossa identidade e compromisso contínuo com o serviço de excelência”, explica Marta Martins.
Um percurso dedicado à hotelaria urbana
Quisemos conhecer um pouco do passado deste grupo hoteleiro que nasceu da visão de cinco sócios portugueses que emigraram para o Brasil na década de 50 que sentiram o desejo de investir no seu país de origem. Decidiram assim apostar no setor hoteleiro como objetivo de criar um hotel de luxo que se destacasse pela qualidade de serviço. E foi daqui que nasceu o primeiro hotel desta cadeia, o HF Fénix Lisboa, adquirido em 1986 e que rapidamente se tornou uma referência na capital. De acordo com Marta Martins, ainda hoje a equipa fundadora se mantém coesa, com os mesmos investidores e a terceira geração da família a dar continuidade ao legado. “A missão, desde o início, é garantir a melhor qualidade de serviço, uma localização privilegiada e oferecer aos hóspedes uma experiência ímpar nos centros das principais cidades de Portugal”, sublinha.
A missão, desde o início, é garantir a melhor qualidade de serviço, uma localização privilegiada e oferecer aos hóspedes uma experiência ímpar nos centros das principais cidades de Portugal”
Em 2004, a HF Hotels deu um passo estratégico sob a forma de unificação dos hotéis sob uma marca comum, o que permitiu consolidar a sua visão e reforçar a sua presença no mercado. A general manager of Business and Sales Strategy aponta que “este posicionamento tem sido crucial para o nosso sucesso, tendo sempre como objetivo proporcionar a melhor experiência em viagens de cidade, tanto no segmento de negócios como no de lazer”.
E têm sido 20 anos de momentos mais desafiantes e também de avanços positivos. Sem dúvida que a pandemia de Covid-19 foi um período complicado, bem como a crise financeira entre 2010 e 2014, que resultou numa diminuição significativa no número de estadias, recorda a gestora. E refere que “estes períodos exigiram uma profunda reestruturação do grupo, permitindo-nos tornar a empresa mais sustentável e preparada para o futuro”
Por outro lado, também houve momentos que marcaram pela positiva, como a construção de raiz do HF Fénix Garden, em 2008, o primeiro hotel autossustentável do grupo, que reforçou o compromisso com práticas mais ecológicas e representou um marco de inovação. Já a aquisição do HF Fénix Urban permitiu expandir o portfólio da marca, mantendo a filosofia do grupo. E, em 2015, foi a vez da inauguração do HF Fénix Music, um hotel que, como o nome indica, é dedicado à música e que já foi distinguido como o terceiro hotel mais inovador a nível mundial, no seu segmento.
E há algo que nunca mudou no conceito dos HF Hotels: o facto de assentar em hotéis localizados em centros urbanos, com uma localização privilegiada e um serviço de excelência. Pelo que o facto de o grupo ter apenas unidades em Lisboa e no Porto enquadra-se no seu conceito de hotelaria urbana. E Marta Martins adianta que, neste momento, não há previsão de que o grupo vá expandir a sua presença para outros destinos, nacionais ou internacionais, não descartando no entanto que “estamos sempre atentos ao mercado e às oportunidades que possam surgir no futuro”.
20 anos passados, fica a questão de saber como estará a marca dentro de mais duas décadas. E a gestora responde: “Esperamos estar a celebrar o nosso 40º aniversário, com um portefólio de hotéis renovado e de referência no setor”. A ambição é continuar a crescer, sim, mas mantendo os mesmos valores e apostando em novas unidades que reforcem a presença do grupo no mercado. “Estamos certos de que a HF Hotels continuará a ser uma marca de confiança e qualidade, pronta para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades dos próximos 20 anos”, destaca.
Por Inês Gromicho