Hilton: O novo viajante depois da pandemia

Não restam dúvidas de que a pandemia transformou o setor de viagens, mas isso é só uma parte da história. A Hilton acaba de divulgar um relatório de tendências globais que revela como a pandemia transformou as pessoas. O relatório – “The 2022 Traveler: Emerging Trends and the Redefined Traveler, a Report from Hilton” (“O viajante de 2022: tendências e o novo viajante, um estudo da Hilton”, em tradução livre) – examina uma verdade importante: em dois anos, a vida das pessoas foi dramaticamente transformada, e isso mudou radicalmente as pessoas.

Como uma empresa que acolheu três biliões de hóspedes ao longo de seus mais de 100 anos de existência, a Hilton revela, no relatório, de que forma está a acompanhar as mudanças dos viajantes e a transformar-se também, abordando áreas de conhecimento como:

– Fitness: Como os aplicativos para treino e as novas rotinas de exercícios físicos modificaram a atitude das pessoas em relação a como, onde e quando elas se exercitam quando estão a viajar.

– Spa: Como o foco crescente no bem-estar está a transformar o spa, assim como a experiência holística da estadia no hotel.

– Alimentos e bebidas: Como a tendência do pão caseiro de 2020 se está a traduzir no aumento da procura por aventuras culinárias; como as vendas de tequila estão a superar dramaticamente as do bourbon, que era líder nas prateleiras dos bares antes da pandemia.

– Sustentabilidade: Como os 18 meses em isolamento social estão a promover uma paixão renovada por um planeta saudável, o que inclui o uso de fornos movidos a energia solar e bicicletas elétricas.

– Design: Como as melhorias do tipo faça você mesmo (bricolage), a paixão pelos hobbies ligados a plantas e o trabalho em áreas externas da casa estão a mudar a perspetiva das pessoas sobre o design dos hotéis.

– Comodidades: Como o aumento da adoção de bichos de estimação durante a pandemia está a aumentar o interesse pelas viagens com pets e a criação de parques para cachorros nos hotéis, benefícios especiais e muito mais.

– Fidelidade: Como o aumento dos programas de fidelidade, em todos os setores, está a trazer mais personalização e benefícios para os clientes.

“O mundo e o setor de hospitalidade passaram por muitas coisas nos dois últimos anos. E como este relatório revela, as necessidades e os interesses dos viajantes também mudaram”, afirma Chris Nassetta, presidente e diretor executivo da Hilton. “Na Hilton, dedicamo-nos a oferecer as experiências que os nossos hóspedes desejam, durante todos os altos e baixos que enfrentamos. Ao olhar para o futuro, estou otimista quanto ao que temos pela frente. As viagens estão certamente ser retomadas, e estamos entusiasmados em aproveitar o impulso dessa conjuntura.”

O relatório destaca dezenas de tendências reveladoras de comportamentos e de viagens que estão a promover inovações, tanto dentro quanto fora dos hotéis. Enquanto cada tendência detalha insights e dados específicos que impulsionaram as mudanças, quatro temas surgiram repetidamente e resumem o novo viajante, transformado pela pandemia:

– No meio ao caos, as pessoas descobriram a eficiência – e vão procurar o mesmo durante as viagens: As pessoas abraçaram a eficiência em muitos aspetos da vida e vão querer conveniências semelhantes nas suas viagens, como check-in e check-out sem contato e chaves digitais.

– O foco geral no bem-estar será prolongado além do ginásio: Com a reinvenção do local de trabalho e novos hábitos e rotinas, os viajantes vão procurar mais equilíbrio e conexão nas suas programações de viagem.

– As pessoas nutriram novas e antigas paixões e terão preferências e gostos mais refinados: Hobbies novos e retomados estão a criar um viajante mais informado, sofisticado e, em alguns casos, em forma, em 2022. As pessoas deverão levar na mala suas paixões, o que se traduzirá na procura por novas tendências em fitness, opções culinárias e experiências de viagens especiais.

– Um novo conceito de cuidado surgiu – e deverá reforçar-se: A pandemia separou famílias e amigos e isso resultará na priorização de viagens para reuniões familiares e reconexão com amigos em 2022. Além dos seus círculos mais íntimos, os viajantes deverão preocupar-se mais com os esforços comunitários e de sustentabilidade e desejam manter a fidelidade a marcas, empresas e organizações que tenham valores iguais aos seus.

“O impacto da pandemia no setor das viagens foi bastante documentado. Porém, é igualmente importante reconhecer o impacto psicológico que a pandemia teve, e que continuará a ter, nos viajantes nos próximos anos”, indica Kate Cummins, psicóloga, que reconhece que viajar é uma componente importante do bem-estar mental. “O viajante pode se ter transformado, mas os benefícios de viajar continuam a ser os mesmos: melhoria da saúde mental e mais bem-estar; e, depois de dois anos difíceis, todos nós estamos a precisar disso.”