O momento é de crise e preocupação no seio do setor do turismo, e a hotelaria não é exceção. Mas há grupos que continuam a investir, mesmo em alturas complicadas. É o caso do Grupo Hilton que recentemente anunciou a entrada de uma marca nova em Portugal, mais concretamente no Porto: a Tapestry Collection by Hilton.
Carlos Miro, Managing Director, Development, Spain and Portugal da Hilton, afirma à Ambitur.pt que a “visão de longo prazo” e a “confiança na atratividade duradoura do mercado português” foram fatores suficientes para levar o grupo hoteleiro a investir nesta altura. “Sabemos que há uma procura pendente de viagens e, à medida que as restrições aumentam, Portugal continuará a ganhar força como um dos destinos turísticos mais populares da Europa”, explica. E não nega que o país tem “um leque incrivelmente rico de experiências para oferecer a viajantes de negócios e lazer, desde campos de golfe deslumbrantes a praias intocáveis, não esquecendo cidades cosmopolitas repletas de história”.
Atualmente com quatro hotéis a operar em Portugal, sob quatro marcas distintas – Conrad Algarve; Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort &Spa; Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton; e, DoubleTree by Hilton Hotel Lisboa – Fontana Park – o Grupo Hilton irá assim abrir, no próximo ano, a primeira propriedade Tapestry Collection no mercado nacional e, também em 2021, abrirá uma segunda unidade Curio Collection, a Esmeralda House Lisboa, no primeiro semestre de 2021. “Pretendemos continuar a expandir a nossa presença em Portugal”, confirma Carlos Miro, que espera poder partilhar mais novidades brevemente.
Concretamente em relação à marca Tapestry Collection, que está a ganhar força na Europa, com novos hotéis planeados em destinos como Paris ou Madrid, o responsável confia numa margem de crescimento significativa em todo o continente. E, embora ainda não tenha anunciado planos para mais unidades em Portugal, “vemos muitas oportunidades para expandir o portfólio aqui, dado o grande número de hotéis independentes de qualidade no mercado”, frisa.
Carlos Miro explica a decisão do Porto ter sido o destino eleito para o primeiro hotel Tapestry Collection by Hilton em Portugal afirmando que se trata de “um destino bem estabelecido para o turismo internacional” e cuja “popularidade parece continuar a crescer nos anos vindouros”.
A oportunidade surgiu através de um acordo com o Mercan Group of Companies, e porque a Tapestry Collection é particularmente adequada a conversões, apostando na cultura local e incentivando a exploração. “Os hóspedes deste conceito são tipicamente aventureiros e querem experimentar a autêntica cultura do destino onde se encontram, dentro e fora do seu hotel”, conclui.