HomeAway: Localização e preço são fatores decisivos na escolha de um alojamento local

A HomeAway em colaboração com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias (CICANT) e o Departamento de Turismo da Universidade Lusófona, divulga à imprensa a segunda edição do Barómetro do Alojamento Local (BAL), que tem como objetivo traçar o perfil do viajante português que privilegia escolhe um alojamento local (AL) para férias.

Perfil do viajante nacional

Entre as principais conclusões do Barómetro, apurou-se que mais de 1,98 milhões de viajantes, residentes em Portugal, terão ficado hospedados pelo menos uma vez num alojamento local, sendo que a maioria dos inquiridos (84,9%) utilizou esta opção de estadia entre 1 a 4 vezes, durante o período de análise do estudo. Com base no estudo, os principais utilizadores da modalidade de alojamento local são as famílias com 42,1%, em seguida casais (39,5%) e grupos de amigos (17,5%). Neste contexto, verifica-se ainda que grande maioria das estadias (94%) têm uma duração até 7 noites e o número médio de turistas presentes no alojamento é de 3,7 pessoas. Importa referir que o apartamento foi o tipo de alojamento preferido pelos viajantes (51,6%), seguido da moradia (27,1%).

Motivações de escolha e satisfação

A segunda edição do Barómetro procurou também caracterizar o processo de escolha, atendendo aos critérios que estiveram na base da escolha pelo AL em detrimento de outras opções. Numa escala de 0 a 5, e no que respeita à escolha do alojamento, os critérios mais relevantes para a escolha foram a “boa localização” (com uma média de 4,26), o “preço” (M = 4,20) e “envolvente ou áreas circundantes da habitação” (M = 3,98). Estes valores repetem a tendência obtida nos resultados do BAL 2018.

A satisfação com o alojamento local selecionado é, obviamente, uma das principais bases para a utilização futura deste tipo de serviço e para o crescimento do mercado. No momento de avaliar o grau de satisfação, os critérios que encontram melhores resultados são o “descanso” (4,43), a limpeza (4,33) e a localização (4,30), o que pressupõe uma evolução na preocupação com a qualidade do AL. Esta tendência é indicadora de uma aproximação entre AL e hotéis no que concerne à importância dada aos critérios que definem a escolha de uma unidade de alojamento.

Numa escala de 0 a 5, a média global de resposta é 4,29, o que demonstra a satisfação global crescente com o Alojamento Local. Por outro lado, apenas 1,9% dos participantes classifica a sua satisfação geral como negativa, o que representa um decréscimo em relação aos 2,3% obtidos no BAL 2018 e confirma a experiência positiva no AL.

Recomendação e Fidelização

Considerando a importância das recomendações, o estudo realizado pela Universidade Lusófona para a HomeAway fez também o levantamento da quantidade de portugueses que recomendaria a sua experiência a outros interessados. As conclusões não deixam dúvidas: “89,1% dos inquiridos afirmaram a intenção de fazer a recomendação a um familiar ou amigo”. No que se refere ao feedback, mais de metade dos respondentes indicou ter deixado um comentário positivo após a sua estadia em AL. Pelo contrário, apenas 1,5% deixou um comentário negativo.