Hóspedes da Airbnb em Portugal contribuíram com mais de 11 milhões de euros em taxa turística desde 2016

A plataforma Airbnb, atarvés de uma nota enviada, anunciou a entrega às Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto de mais de 11 milhões de euros relativos à cobrança de taxa turística em nome dos seus anfitriões desde 2016. Os anfitriões que receberam hóspedes em Lisboa através da plataforma Airbnb geraram 9,3 milhões de euros desde a celebração do acordo em abril de 2016. No Porto, a plataforma Airbnb entregou quase 1,8 milhões de euros em taxa turística desde abril de 2018.

Os responsáveis da plataforma Airbnb no Porto e Lisboa “são parte do sucesso de Portugal enquanto destino e estão empenhados em promover uma partilha de alojamento responsável (home sharing), cumprindo com o pagamento justo de impostos”, refere a nota. Os anfitriões fortalecem as cidades, fornecendo-lhes uma importante fonte de rendimento, incentivando, em simultâneo, novos investimentos e promovendo o turismo sustentável.

A Airbnb afirma assim assumir o “compromisso de pensar individualmente cada cidade e ajudar a garantir que a nossa comunidade cumpre o pagamento justo de taxas turísticas e hoteleiras”. Através deste trabalho, a Airbnb orgulha-se de ter parcerias com mais de 400 governos em todo o mundo para cobrar e entregar taxas. A cobrança e entrega da taxa turística surge na sequência de acordos celebrados entre a plataforma Airbnb e as Câmaras Municipais de Lisboa (2016) e do Porto (2018) para promover uma partilha de alojamento responsável (home sharing) e simplificar a cobrança da taxa turística para todos, em benefício das duas maiores cidades do país.

A partilha de alojamento responsável (home sharing), segundo a Airbnb, democratiza a receita ao fornecer uma fonte de financiamento cada vez mais valiosa aos governos de todo o mundo. Quando a plataforma Airbnb cobra e entrega as taxas turísticas e hoteleiras em nome dos seus anfitriões, ajuda a assegurar um processo eficiente que alivia a carga administrativa aos seus anfitriões, assim como às instituições governamentais centrais e locais.

A nota refere ainda que a plataforma Airbnb entregou mais de mil milhões de dólares em taxas turísticas até à data, ajudando as cidades e a comunidade de anfitriões em todo o mundo.