Hospitality Education Awards: finalistas anunciados e votações abertas para a Melhor Carreira Jovem

Os Hospitality Education Awards (HEA), também conhecidos como os Prémios da Formação Turística em Portugal, abrem as votações online para o vencedor da categoria Melhor Carreira Jovem e dão a conhecer os cinco finalistas das restantes seis categorias a concurso.

Os HEA são uma iniciativa da Associação Fórum Turismo em conjunto com o Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR) e em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Esta iniciativa tem como principal objetivo valorizar os setores da Formação, do Turismo e da Hospitalidade e dar reconhecimento, através da premiação dos seus intervenientes.

A primeira fase dos HEA 2023 iniciou-se em maio, com a fase de candidaturas e recandidaturas por parte de formadores, projetos e entidades com relevância para o setor, que se puderam inscrever através do website. Também decorreu a fase de nomeações, em que o público podia valorizar, mais uma vez, formadores ou ex-formadores, projetos e entidades que considerassem que têm um impacto positivo para a formação e/ou turismo.

As categorias a concurso visam abranger a valorização de formadores de diferentes tipos de ensino, de projetos com diferentes naturezas e de entidades que estejam envolvidas na evolução da formação e do turismo. São oito o total de categorias dos HEA, sendo elas: o Melhor Projeto Educacional, o Melhor Projeto de Inovação, a Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior, a Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional, o Melhor Stakeholder, o Prémio Fórum Turismo, a Melhor Carreira Jovem e o Melhor Professor/Formador no Digital.

Nesta fase, o júri fez a seleção de cinco finalistas para cada categoria a concurso, com o seguinte resultado:

  • Melhor Projeto Educacional – Cocktail Team Bartender School, “Comunidades Sustentáveis – o caso de Alferce”, Feed the Future, Westmont Institute of Tourism & Hospitality e Workshop Internacional de Turismo Religioso.
  • Melhor Projeto de Inovação – IT-AMGABAlgarve – Inovação Tecnológica na Arte de Maridar e Gestão de Alimentação e bebidas do Algarve, Mezze-Escola, Reanimar a Literatura – Jantar no Ramalhete, Stellae – Centro de Interpretação dos Astros na Serra da Estrela e Viana do Castelo “Destino de Qualidade”.
  • Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior – Cláudia Seabra, Eduardo Sarmento, Nuno Abranja, Paulo Almeida e Sérgio Teixeira.
  • Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional – Daniela Silvestre, Jorge Santos, Ricardo Dias, Sérgio Teixeira e Tânia Pereira.
  • Melhor Stakeholder – Host Hotel Systems, InterContinental Porto – Palácio das Cardosas, Plateform e PortoBay Hotels & Resorts.
  • Melhor Professor/Formador no Digital – Francisco Copeto, Guilherme Cortes, João Freitas, Marco Gouveia, Sandra Vasconcelos.
  • Melhor Carreira Jovem – Afonso Magalhães, Albano Pereira, Hélder Lopes, João Freitas e Paulo Araújo. Categoria com votações online do público.
  • Prémio Fórum Turismo – Prémio atribuído no dia da Cerimónia a um profissional do ensino (não no ativo) que se tenha destacado pelo seu percurso profissional.

A categoria de Melhor Carreira Jovem é a única em que o público contribui para as votações do vencedor. Está oficialmente aberta a fase de votações, que acontecem online, através do website dos HEA, disponível até dia 10 de setembro. Esta categoria reconhece um jovem profissional com uma carreira até aos 35 anos de idade, analisando todo o seu percurso profissional nas áreas de turismo e hotelaria.