A Host Hotel Systems organizou esta terça-feira, dia 23 de maio, o Host Level-Up Lisboa, no Olissippo Lapa Palace.
O Host Level-Up, uma linha de eventos exclusivos promovida pela Host, tem como mote central o empoderamento da indústria hoteleira a partir do fornecimento de respostas às questões mais desafiantes no mundo da hotelaria através de painéis de debate e apresentações de casos de sucesso por profissionais experientes do setor, para que os hotéis se possam destacar nesta indústria altamente competitiva.
Nesta primeira edição em Lisboa, o Host Level-Up Lisboa proporcionou dois painéis de debate que reuniram profissionais experientes (Francisco Moser, Nuno António, Ricardo Vieira, João Pronto, Pedro Moita e Rui Alves), para partilharem os seus conhecimentos com os convidados. No entanto, este evento destacou-se por abordar duas facetas da questão dos dados na hotelaria.
Os convidados puderam obter respostas sobre a transformação dos dados recolhidos no hotel em informações estratégicas e valiosas para a otimização da gestão hoteleira. Isto é, deve repensar-se a introdução da tecnologia por forma a conseguir alcançar-se uma otimização da gestão hoteleira não centrada apenas nos dados do PMS, mas também em outras fontes como o Channel Manager, redes sociais, entre outros. Ao serem tomadas decisões estratégicas com base em factos, tais como os padrões de consumo, eficientiza-se toda a gestão da operação e dá-se espaço a que o staff possa estar mais disponível para se dedicar à prestação de um excelente atendimento ao hóspede.
Por outro lado, as melhores práticas para garantir a segurança e proteção dos dados contra cibercrimes foram, também, discutidas. O conceito de firewall humana foi enfatizado a par com a importância da adoção de processos menos arriscados para a operação hoteleira. A implementação de tecnologias é uma mais-valia quando aliada aos cuidados humanos com os métodos de autenticação das plataformas utilizadas. Por último, endereçou-se a questão da interoperabilidade, a capacidade de um sistema de se comunicar de forma integrada com outro sistema como acontece com o PMS, POS e CRM, por exemplo, e dos riscos que pode trazer para a cibersegurança dos dados hoteleiros.
O evento foi, ainda, marcado por um momento de cocktail, onde os participantes puderam desfrutar de um ambiente propício para networking e troca de ideias entre os profissionais do setor hoteleiro.