Hotéis: em que momento da reserva entra em jogo a reputação online?

A Fuel Travel realizou um inquérito para saber qual é a credibilidade dos diferentes tipos de comentários e críticas sobre hotéis.

Entre as principais conclusões, no ano passado, pela primeira vez na história, as críticas no próprio site do hotel adiantaram-se aos restantes sites transformando-se no principal fator na hora de tomar a decisão da reserva. Mas o fornecedor de software hoteleiro refere que este ano, o TripAdvisor retomou a sua posição no topo: 95,1% dos viajantes indica que confia nas críticas que lê nesta plataforma.

Quando se perguntou aos utilizadores em que fase da sua análise lêem as críticas dos hotéis, a resposta mais popular foi “ao longo do processo de planeamento”, com 36,7% das respostas. Seguiu-se “ao início” com 32,1%. Os viajantes não consultam comentários no final da reserva como uma forma de garantirem que não tomaram uma má decisão.

A Fuel Travel observa ainda que parece verificar-se um crescimento contínuo da influência do Facebook. O número de pessoas que consultaram a página do Facebook de um hotel antes de reservar passou de 34,7% para 39,3% face ao ano passado.

O Instagram também está a ganhar terreno mas claramente atrás do Facebook. Apenas 11,7% dos inquiridos indicaram que tinham visitado a página de Instagram do hotel.