Hotéis hiperconectados partem à conquista do turista digital

A integração de dispositivos IoT, a automatização de processos e da Inteligência Artificial (IA) estão a redefinir por completo a experiência do hóspede nos hotéis que, cada vez mais, se debatem para conquistar o novo turista digital. A Softek, empresa especializada em soluções tecnológicas, destaca, segundo o portal Smart Travel News, que estas soluções não só melhoram a experiência do hóspede através da interligação de serviços como o controlo dos quartos e a regulação da temperatura, como também promovem a automatização de tarefas, a redução do impacto ambiental e o aumento da segurança num mercado cada vez mais focado na hiperpersonalização.

A integração da IA e a automatização de processos não só melhoram a eficiência operacional como também facilitam uma tomada de decisões mais informada e ágil. Estas tecnologias otimizam processos que vão desde o check-in a check-out, passando pela gestão de reservas e inventário, libertando as equipas para que possam concentrar-se no cliente.

A IA tem um papel crucial na análise de grandes volumes de dados, permitindo identificar tendências e personalizar serviços de acordo com as preferências individuais dos hóspedes

A IA tem um papel crucial na análise de grandes volumes de dados, permitindo identificar tendências e personalizar serviços de acordo com as preferências individuais dos hóspedes, recorda a Softek. Os chatbots, por exemplo, oferecem apoio permanente, respondendo a perguntas frequentes e melhorando a experiência do cliente.

Por outro lado, a adoção da Internet das Coisas (IoT) pelo setor hoteleiro promete uma maior personalização e conforto para os hóspedes, bem como um progresso na direção da sustentabilidade e da eficiência energética. Através de uma gestão mais inteligente do consumo de energia, os hotéis podem diminuir a sua pegada ambiental e otimizar os seus custos operacionais, deparando-se com o desafio de serem eco-friendly num mundo cada vez mais consciente do meio ambiente.

A IoT refere-se a uma rede de dispositivos com sensores, software e outras tecnologias integradas para se ligar a outros dispositivos através da Internet. Estes têm a capacidade de enviar e receber dados, e comunicarem entre si. Com isso, o setor hoteleiro pode poupar custos e oferecer uma melhor experiência aos hóspedes numa era marcada pela hiperpersonalização.

A implementação da IoT nos hotéis traz benefícios que reforçam a sua competitividade e a satisfação do cliente, tais como:

  • Experiência personalizada: reunir dados permite conhecer com maior profundidade os gostos dos utilizadores. Através da aplicação da IoT, os hotéis podem analisar a temperatura ideal do quarto ou os hábitos alimentares dos hóspedes, o que permite otimizar a configuração do próprio quarto ou realizar sugestões mais adequadas;
  • Automatização: a IoT pode ser usada para automatizar tarefas de rotina como o check-in e o check-out, ou o controlo do inventário. As equipas ficam assim mais libertas para se dedicarem a prestar um serviço que conquiste o cliente;
  • Redução do impacto ambiental: os hotéis podem aproveitar a tecnologia para evitar o desperdício energético nas suas instalações. Por exemplo, é possível ajustar a iluminação e controlar as temperaturas em função dos horários de ocupação. Isto contribui para reduzir os custos e beneficiar o meio ambiente;
  • Segurança: os sensores de movimento, as câmaras e os controlos de acesso são dispositivos com a capacidade de fazer com que quer os hóspedes quer as equipas se sintam confortáveis nas proximidades dos hotéis.
Foto ilustrativa: Accor.