A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta poderosa para automatizar 9 em cada 10 questões dos hóspedes, mas é igualmente eficaz para aumentar as receitas com reservas diretas e upsell.
Uma das maiores referência do setor nesta área é uma empresa portuguesa, a HiJiffy, cuja tecnologia permite tirar o máximo partido da IA ao longo de toda a jornada do cliente, desde a pré-reserva até ao pós-estadia.
Entre os clientes nacionais da HiJiffy encontra-se grupos como Pestana, Nau ou PortoBay, sendo que mais de 1900 hotéis a nível mundial já aplicam as suas soluções de IA.
Tiago Araújo, cofundador da HiJiffy, explica como é que os hoteleiros portugueses podem melhorar as suas operações, melhorando a experiência do hóspede ao mesmo tempo que potenciam receitas, com a implementação de inteligência artificial.
A mensagem certa, na hora certa, no canal certo: é esta a proposta de valor da solução da HiJiffy. Na prática, o que significa “o momento certo”?
Na verdade, existem vários “momentos certos” ao longo de toda a jornada do hóspede e a solução da HiJiffy abrange todos eles. Primeiramente, olhemos mais de perto para a fase de pré-reserva.
A partir do momento em que os potenciais clientes visitam o site ou as redes sociais do hotel, a IA da HiJiffy está pronta para responder instantaneamente, 24 horas/dia e 365 dias/ano, à grande maioria das perguntas que estes possam ter. E isto em 132 idiomas.
Se todas as dúvidas e pedidos de informação forem resolvidos no pico do interesse em reservar uma estadia no hotel, a taxa de conversão é potencialmente superior, sendo muito mais provável que esses clientes prossigam com a reserva.
Então a IA também pode ajudar no processo de reserva?
É perita em fazê-lo, na verdade. Depois de os hóspedes decidirem fazer a reserva, a IA guiá-los-á pelo processo de reserva totalmente conversacional de forma fácil, tudo isto graças às integrações com os motores de reserva mais populares.
A nossa IA está treinada com base em milhões de interações no sentido de criar um funil de vendas eficaz.
E em relação ao “o canal certo”?
Tudo se resume a conversar com os seus hóspedes nas suas apps de mensagens e redes sociais preferidas.
A IA Conversacional da HiJiffy pode interagir com os seus hóspedes não só no website do hotel, mas também directamente no WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Business, e muito mais… Canais diferentes podem ser preferidos em momentos específicos.
Por exemplo, na fase de pré-reserva, os hóspedes podem querer pedir informações através do webchat do site ou do Instagram, mas o WhatsApp pode ser a opção mais conveniente durante a estadia.
E como é que “a mensagem certa” pode aumentar a receita?
Utilizando o hub de comunicação da HiJiffy e aproveitando as integrações com PMS, CRMs e ferramentas de upsell, é possível automatizar e personalizar campanhas geradoras de receita e também interagir com os seus hóspedes em canais instantâneos com altas taxas de abertura, como o WhatsApp, para aumentar a conversão.
Por exemplo, graças ao poder da sincronização em tempo real com os PMS, nós conseguimos transformar as ações de cada hóspede, como completar uma reserva ou check-in, num gatilho para comunicações, o que permite aos hotéis apresentar ofertas e serviços de upsell personalizados exatamente quando os hóspedes estão mais recetivos, aumentando significativamente as suas taxas de conversão.
Indo além do upsell, este tipo de integração via API abre a porta para uma jornada do hóspede totalmente digitalizada, aproveitando ainda integrações adicionais disponíveis através da HiJiffy, nomeadamente para check-in e check-out online e recolha de reviews.
Alguns exemplos simples, mas poderosos, de como a nossa tecnologia pode ser utilizada são: no dia anterior à chegada, os hóspedes podem receber uma mensagem para realizar o check-in online. Depois de concluir o check-in, podem receber as chaves digitais para o seu quarto. Na manhã anterior à partida, é possível acionar uma mensagem que oferece o check-out digital expresso. Depois de realizado o check-out, é possível enviar uma campanha para a recolha de reviews.
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