Hotéis portugueses doaram mais de 21 mil bens em 2017

Em 2017, 45 hotéis portugueses doaram mais de 21.700 bens através do Programa Hospes, criado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), apoiando 31 instituições de solidariedade social. A média das doações chegou às 1.800 por mês, ou seja, 400 bens por semana, o que equivale a cerca de 60 por dia.

Entre alguns dos bens doados, constam 990 camas e colchões, 3.853 roupas de cama e almofadas, 2.279 atoalhados, 3.344 roupões e chinelos, 971 tapetes e cortinas, 746 móveis, 51 eletrodomésticos e equipamentos industriais. As instituições de caráter social abragidas pela iniciava, entre elas a União das Misericórdias Portuguesas, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e a Raríssimas, têm protocolos de cooperação celebrados com a AHP.

Em comunicado, Cristina Siza Vieira, presidente da direção executiva da AHP, enalteceu os números de 2017, que considera “realmente impressionantes”. “Sabemos que, a acrescentar a estes dados, muitos hotéis fazem doações à comunidade onde se inserem, de forma local e descentralizada”, acrescenta, sublinhando que, “num certo sentido, pelo espírito de solidariedade e partilha, para a hotelaria portuguesa o Natal é mesmo todos os dias”.

A responsável aproveitou para explicar que “estes são artigos que, até ao momento da doação, estavam a uso nos hotéis portugueses”. São, por isso, “bens com valor económico, passíveis de serem comercializados, que os hotéis nacionais escolhem introduzir na economia social, e contribuindo para a chamada ‘economia circular’, com inquestionáveis vantagens também par,a a sustentabilidade ambiental”, afirma.

O programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da AHP foi criado em 2013 e, até ao final de 2017, 87 hotéis tinham doado mais de 48 mil bens a 44 instituições. Estima-se que, nestes cinco anos, o valor das doações tenha atingido os 900 mil euros em bens. Já o custo de substituição dos bens e equipamentos doados por novos terá sido aproximadamente de 2,5 milhões de euros.