Hotel Britania nomeia Quarto 24 “Quarto Vinícius de Moraes”

Marcus Vinícius de Mello Moraes (Vinícius de Moraes) nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de outubro de 1913. Foi diplomata e um dos mais importantes poetas e compositores brasileiros do século XX.

No dia 19 de novembro de 1968, Vinícius de Moraes chega a Lisboa a bordo do navio “Eugénio C”. Entrevistado por Henrique Mendes para a RTP refere que vem a Portugal a convite de Mourão Ferreira. Quer conhecer melhor o país,  Amália Rodrigues e os poetas portugueses e, sem saber ainda quando ou onde, pretende fazer aqui um espectáculo.

Raul Solnado era desde 1965 o dono do novíssimo Teatro Villaret e a sua casa o ponto de encontro dos artistas brasileiros que vinham a Portugal. A convite de Raul Solnado, Vinícius faz com Baden Powell e Márcia quatro espectáculos no Teatro Villaret. Mais tarde, em Abril de 1969, apresenta um novo show desta vez com Chico Buarque de Holanda e Nara Leão.

Precisamente um mês após a sua chegada a Lisboa, na noite de 19 de dezembro, Vinícius encontra-se com Amália em casa desta. Grava-se aí o disco “Amália/Vinícius”. Presentes estão, entre outros, os poetas Ary dos Santos, David Mourão Ferreira e Natália Correia, casada com Alfredo Machado, o dono do Hotel do Império, hoje Hotel Britania, onde Vinícius se viria mais tarde a hospedar.

Lembrando a passagem do poeta por Portugal, os shows do ciclo “Boa Música do Brasil” no Teatro Villaret e celebrando os 50 anos da gravação desse disco histórico, o Hotel Britania nomeou o Quarto 24, “Quarto Vinícius de Moraes”. Aí, fotografias, livros, excertos de poemas e discos convidam à descoberta da obra de Vinícius.

Vinícius de Moraes fez parcerias musicais com Toquinho, Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Francis Hime, Carlos Lyra entre outros. Músicas como “Garota de Ipanema” tornaram-se verdadeiros hinos da Música Popular Brasileira. Compôs bandas sonoras para filmes e novelas e participou em shows e gravações com cantores e compositores como Chico Buarque de Hollanda, Elis Regina, Dorival Caymmi, Maria Creuza, Miúcha, Nara Leão, Maria Bethânia e muitos outros. Enquanto poeta, Vinícius cantou a figura feminina e o amor mas também os temas sociais do seu tempo.