Hotel Data Protection: solução para hoteleiros responderem a novo RGPD

A BlueShift, a Harpo Consulting e a Robot lançaram a primeira solução de diagnóstico e implementação do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), pensada especificamente para o setor da hotelaria e alojamento turístico.

O novo serviço integra as competências dos três parceiros: a Harpo Consulting nas componentes jurídicas, a BlueShift na consultoria e gestão de hotéis, e a Robot na área de sistemas de informação, com particular enfoque no setor da hotelaria.

A Hotel Data Protection é um serviço completo e modular, estruturado em cinco produtos distintos, cobrindo desde a identificação inicial de áreas de inconformidade com o novo RGPD, até ao apoio na gestão corrente do sistema:

– Avaliação: Análise exaustiva de todas as áreas da empresa e roadmap para implementação de ações corretivas;

– Implementação: Elaboração e implementação de plano detalhado para correção de inconformidades;

– Auditoria: Realização das auditorias anuais obrigatórias e auditorias para verificação de conformidade de parceiros;

– Formação: Preparação e implementação de ações de formação inicial ou de reciclagem às equipas;

– Data Protection Officer (DPO): Outsourcing da gestão de políticas de privacidade, incluindo todas as interações com a CNPD.

Para Filipe Santiago, Managing Partner da BlueShift Consulting, a principal vantagem desta nova oferta é “a forte mais-valia, para o cliente hoteleiro, de usufruir das diferentes competências dos parceiros e, em particular, a sensibilidade especial de quem trabalha com hotéis todos os dias e conhece bem as suas necessidades e desafios”.

Já Nuno Rosinha, Managing Partner da Harpo Consulting, reforça este como o grande argumento por trás da parceria: “trabalhando a Harpo em diversos setores de atividade, entendemos desde o início as enormes especificidades deste negócio, e foi por isso que optámos por procurar, junto da BlueShift e da Robot, um conjunto de competências que são perfeitamente reconhecidas pelo mercado,”.

Por sua vez, Pedro Rosa Ferreira, CEO da Robot, destaca a flexibilidade da solução: “a intervenção a nível de IT é opcional e totalmente adaptável à realidade de cada cliente, uma vez que as realidades variam muito entre empresas hoteleiras”.