Hotel Galomar quer ser  “Green Hotel de referência na Península Ibérica”

Hotel Galomar quer ser “Green Hotel de referência na Península Ibérica”

Categoria Alojamento, Business

É em plena ilha da Madeira, no topo de uma falésia, que há já cerca de 49 anos se encontra o Hotel Galomar, tão próximo da Natureza que decidiu agora respeitá-la mais e integrá-la no seu próprio conceito. A 19 de julho abre portas completamente renovado. A Ambitur.pt falou com Roland Bachmeier, administrador do hotel, para descobrir mais sobre este projeto eco-friendly.

Roland Bachmeier começa por explicar que a história do hotel está “intrinsecamente ligada ao Turismo de Natureza”, com os turistas a procurar trilhos e atividades ao ar livre na ilha. O hotel precisava de uma mudança e era simples: “Só poderíamos construir um edifício amigo do ambiente, que contribuísse para a sustentabilidade do destino”. E assim surge o primeiro hotel auto-sustentável, a nível energético, da Ilha da Madeira.

O objetivo é ser pioneiro e um exemplo a seguir, “dando provas que transformar os hotéis no sentido da sustentabilidade é economicamente vantajoso, uma vez que reforça a nossa autonomia energética enquanto protegemos o ambiente”, assim como afirmar a Madeira enquanto destino sustentável, frisa o responsável.

1
4
3
5
6
7

São 77 quartos que, até ao final do ano, deverão receber 1912 hóspedes. Já em 2019, o Hotel Galomar espera atingir os 4500 clientes. Inicialmente, serão mais turistas estrangeiros com o hotel a querer ser reconhecido como oc

Nada se perde, tudo se transforma

Com um investimento de mais de oito milhões de euros, criou-se “um novo mundo comprometido com a sustentabilidade” onde “nada se perde, tudo se transforma”. Para começar, o edifício é totalmente auto-suficiente em energia contando com painéis solares térmicos e fotovoltaicos.

Faz-se uso de um circuito Grey Water que permite que as águas dos duches e lavatórios seja utilizada para descargas sanitárias, enquanto águas pluviais regam e lavam as águas exteriores. O jardim é composto por plantas endémicas e há um posto público de carregamento de viaturas elétricas. As mobílias são revestidas em casca de arroz reciclada e até as fardas de housekeeping são biodegradáveis, constituídas por fibra sintética de origem natural.

Férias sustentáveis

O administrador do hotel nota que “férias sustentáveis” são, ainda, um nicho de mercado em Portugal, mas em forte crescimento. “A sustentabilidade está na ordem do dia e é impossível ficar indiferente a esta tendência. No geral, as pessoas estão mais informadas e conscientes do impacto que podem ter no planeta, inclusive quando estão de férias”, assegura.

Nas palavras de Roland Bachmeier, o Hotel Galomar tudo fará para “demonstrar que para desfrutar de umas férias sustentáveis, não é necessário abdicar do conforto e de experiências extraordinárias”, nomeadamente, o hotel irá promover várias atividades — para colaboradores, hóspedes e comunidade local — como ioga, plantação de árvores, limpeza das áreas envolventes e celebração da hora do planeta.