Hotel H10 Casa de La Plata: A eficiência energética para climatização e produção de AQS

Este ano, a cadeia H10 Hotels abriu o H10 Casa de la Plata, um hotel de 4 estrelas na Calle Lagar, uma rua pedonal na cidade velha de Sevilha, onde já gere o H10 Corregidor. Este estabelecimento assumiu um importante compromisso com a eficiência energética, combinando climatização e água quente para uso doméstico (AQS) da marca japonesa Mitsubishi Heavy Industries e ventilação da marca italiana LMF Clima. A Mitsubishi Heavy Industries (MHI) assegura o conforto das pessoas há mais de 130 anos através da tecnologia e da sua paixão pela inovação.

O H10 Casa de la Plata está localizado a poucos metros da conhecida Plaza del Salvador, uma área com uma grande variedade de lojas e restaurantes, e muito perto dos principais pontos de interesse da cidade, como a Giralda, o bairro de Santa Cruz e os Reales Alcázares.

O estabelecimento, cujo design interior foi inspirado numa típica casa sevilhana, incorpora elementos tradicionais sevilhanos reinterpretados numa chave moderna. A fachada do hotel é pintada de branco e incorpora persianas sevilhanas em madeira verde, e a entrada do hotel também é adornada com azulejos pintados à mão. No piso principal encontra-se a receção e o hall de entrada. A receção recebe os hóspedes com vitrines com louças originais do Mosteiro Cartuxo de Sevilha, bem como elementos ornamentais de prata, que dão nome ao hotel. Também nesta área há uma lareira adornada com azulejos típicos sevilhanos.

Os 73 quartos, duplos, triplos, juniores e familiares que convidam ao descanso e tranquilidade, têm um design interior de inspiração andaluza, onde se destacam azulejos sevilhanos tradicionais, peças originais pintadas à mão criadas exclusivamente para o hotel, bem como relevo gradeado nas paredes e no teto.

A proposta gastronómica chega com o restaurante Magallanes, que oferece um buffet de pequeno-almoço completo com produtos locais. Um pátio andaluz preside ao espaço, proporcionando luz natural e onde também existe uma fonte adornada com azulejos sevilhanos.

Num hotel como este, que cuida de todos os detalhes, não é de estranhar que tenha sido dada muita importância e prioridade à eficiência energética. A escolha de equipamentos energeticamente eficientes é uma aposta segura para a poupança económica e o respeito pelo ambiente.

Neste sentido, o fabricante japonês Mitsubishi Heavy Industries forneceu a mais recente tecnologia em climatização e água quente sanitária (AQS). Para a climatização, o hotel optou por instalar um sistema do tipo VRF com recuperação de calor nos quartos, de forma a ter independência na hora de arrefecer e/ou aquecer, proporcionando assim maior conforto aos clientes, e um sistema VRF simples nos espaços comuns. Nesta busca de harmonia e priorização da decoração, foram instaladas unidades de condutas interiores que ficam escondidas da vista. Para otimizar o tratamento do ar novo do hotel foram instalados equipamentos da marca LMF Clima, especificamente o modelo HPR com recuperação de calor e eficiências superiores a 70% e que, para além deste elevado desempenho, dispõe de um circuito de refrigeração integrado.

Para a AQS, não poderia escolher uma tecnologia mais inovadora e eficiente do que a bomba de calor Q-TON da Mitsubishi Heavy Industries. Uma bomba de calor pioneira no mercado, uma vez que produz água quente para uso sanitário até 90°C utilizando o fluído ecológico CO2 e tecnologia inverter. Para fornecer água quente sanitária para uma necessidade de 7.590 litros por dia, foi instalado um módulo Q-TON de 30 kW. O Q-TON aquece os 5.000 litros de acumulação previstos para a AQS.

Em relação à instalação, a bomba de calor Q-TON está localizada na cobertura do hotel, juntamente com as unidades de ar condicionado ao ar livre. Este sistema oferece a possibilidade de ser instalado tanto no interior como no exterior, oferecendo uma maior versatilidade e flexibilidade na hora de se adaptar às necessidades deste último. Além disso, destaca-se pelo seu pequeno espaço no chão, o que o torna o aliado perfeito em renovações ou em edifícios onde a utilização do espaço é essencial.

O equipamento produz e acumula água quente sanitária entre 60°C e 90°C, alcançando um COP médio de 4,66 da instalação produzindo água a 60°C e uma economia anual estimada de 46% em comparação com as caldeiras a óleo que o hotel tinha anteriormente. A poupança estimada de emissões de CO2 é de 71%.

O sistema Q-TON é monitorizado diariamente de forma a poder fazer os ajustes necessários em caso de qualquer desvio e assim conseguir o funcionamento eficiente com as poupanças de consumo com que a instalação foi projetada. A manutenção é muito simples e básica.

A bomba de calor Q-TON é um sistema aerotérmico, com energia renovável, ou seja, utiliza uma fonte limpa, como o ar, para transformá-lo em energia sem a necessidade de qualquer outro sistema de suporte. Esta instalação foi validada pela Agência Local de Energia da Câmara Municipal de Sevilha como energia renovável sem necessidade de qualquer energia de reserva, como a energia solar.

A H10 Casa de la Plata não está apenas comprometida com o design tradicional, mas também com o cuidado do meio ambiente, apostando em uma tecnologia respeitosa, renovável e energeticamente eficiente, como a bomba de calor Q-TON e o ar condicionado da Mitsubishi Heavy Industries.

*Este texto é da responsabilidade da Lumelco e foi publicado na edição 346 da Ambitur.