Hotel português entre os 15 finalistas dos World Legacy Awards da National Geographic

Foram hoje conhecidos os 15 finalistas dos World Legacy Awards da National Geographic, que resultam de uma parceria entre a National Geographic Society e a ITB Berlin, e que abrangem destinos, organizações e empresas turísticas. Foram recebidas mais de 150 candidaturas, que representavam 51 países em seis continentes. Os finalistas, em cinco categorias, foram selecionados por uma equipa de jurados internacional, que incluiu inspeções no local de todos os finalistas. Entre os finalistas encontramos o Inspira Santa Marta Hotel, na categoria de “Earth Changers”, em reconhecimento da liderança nas práticas empresariais amigas do ambiente e na tecnologia verde, desde energias renováveis a poupança de água, passando por sistemas de desperdício zero e redução de emissões de carbono.
Os vencedores serão conhecidos a 10 de março de 2016, durante a ITB Berlin.

Eis os 15 finalistas:

1. “Conserving the Natural World” – categoria que reconhece o apoio extraordinário à preservação da natureza, restaurando o habitat natural e protegendo espécies raras e em risco de extinção, na terra ou nos oceanos.

· Arkaba by Wild Bush Luxury, Austrália — Localizado nos arredores do Parque Nacional de Flinders Ranges.

· Elephant Hills, Tailândia — Dois acampamentos com tendas na fronteira com o Parque Nacional Khao Sok, está focado na proteção o elefante selvagem asiático.

· Grupo Ecológico Sierra Gorda, México — Esta organização não-lucrativa tem sido fundamental na criação e manutenção da Reserva de Biosfera da Sierra Gorda, uma área de biodoversidade no centro do México.
2. “Earth Changers”

· Mission Hills, China — Publicou um manual de sustentabilidade e tem um dos primeiros resorts da China continental preocupado com operações ambientais.

· Laguna Lodge, Guatemala — Uma unidade de luxo ecológica preocupada com o ambiente e questões de responsabilidade ambientais, usando a energia solar e monitorizando energia, água, resíduos e compras.

· Inspira Santa Marta Hotel, Portugal — Localizado em Lisboa este hotel trabalha para minimizar os impactos negativos do ambiente, implementando ações amigas do ambiente e servindo como modelo para a indústria turística portuguesa, refere o comunicado.

3.“Sense of Place” — Reconhecer a excelência em estimular a autenticidade cultural, para a proteção de monumentos hsitóricos, locais arqueológicos, legado indígena e tradições artísticas.

· CGH Earth, Índia — Opera 16 propriedades no sul da Índia dando ênfase à herança cultural local.

· Tierra Patagonia, Chile — Construído para se misturar em harmonia com a paisagem dramática do Parque Nacional de Torres Del Paine, com o objetivo de criar um local que não só recorria a materiais loais como também procurava perturbar o mínimo possível o meio envolvente.

· TIME Unlimited Tours, Nova Zelândia — É uma empresa de ecoturismo sedeada em Auckland que oferece excursões amigas do ambiente no país.

4. “Engaging Communities”– Esta categoria distingue os benefícios económicos e sociais diretos e tangíveis que melhoram a vida das comunidades locais.

· Grootbos Green Futures Foundation, África do Sul — Fundada em 2003 como o braço não-lucrativo da Reserva Natural Privada de Grootbos, o seu trabalho está focado em reduzir a pobreza, proporcionar educação e incentivar a mobilidade de mão-de-obra.

· The Bushcamp Company, Zâmbia — Apoia projetos na zona de Luangwa que ajudam a conservar recursos de vida selvagem críticos e contribui para a educação, saúde e outras iniciativas da comunidade.

· Abercrombie & Kent Philanthropy, EUA — Trabalha para apoiar projetos comunitários e de conservação no seu portfólio global de viagens.

5. “Destination Leadership” — A última categoria reconhece cidades, províncias, estados, países e regiões que demonstrem as melhores práticas ambientais.

· Burren and Cliffs of Moher Geopark, Irlanda

· Destination Røros, Noruega — Todos os anos mais de um milhão de turistas visita a cidade mineira de Røros.

· Travel Oregon, EUA