Hotel Shop com “crescimento de dois dígitos” em 2016

A um ano de completar o 10º aniversário, a Hotel Shop+Social Shop continua a registar resultados positivos, tendo alcançado, em 2016, “um crescimento de dois dígitos, tanto no número de associados, como no número de compras processadas”, disse à Ambitur.pt Miguel Paredes Alves, o fundador e presidente da central de compras.

No Seminário “Gestão de Custos para IPSS e Hotéis”, organizado pela Hotel Shop+Social Shop, que decorreu esta terça feira, no Porto, no Sheraton Hotel & Spa, o empresário falou à Ambitur.pt sobre os resultados que a cooperativa obteve durante o ano de 2016. Em 2015, a empresa fechou o ano com 309 associados, mas este ano, alcançou um avanço de cerca de 10%. “Estamos neste momento com 336 associados em todo o país”, anunciou Miguel Paredes Alves.

Um aumento que também se deve ao investimento em novas áreas geográficas do país. “Temos apostado muito em regiões que não tínhamos favorecido muito no início, principalmente o Alentejo e Norte do País”, contou o responsável. Acrescentou também que estas foram “as grandes apostas para este ano e para o próximo, em termos de crescimento”. Não deixou de ressalvar que continuam focados na área da Grande Lisboa e do Algarve, “as duas grandes regiões turísticas do país”.

Já o valor de compras processadas “deverá atingir os 12 milhões de euros”, de acordo com o presidente. Um valor também superior ao ano passado, que foi de 10 milhões de euros. Porém, tal como salientou, “ainda falta novembro e dezembro”.

Apesar de o valor percentual médio de poupanças obtido pelos associados ter elevado apenas dois pontos percentuais – de 15,5% no ano passado, para 15,7% em 2016 – Miguel Paredes Alves considera que “é um bom valor” e que é positivo que se tenha mantido. “É um nível de poupanças muito assinalável e é isso que nos traz aqui, é o que nos faz trabalhar, ou seja, reduzir os custos aos nossos associados”, destacou o fundador da Hotel Shop.

Na ocasião, o responsável avançou à Ambitur.pt que efetuaram recentemente “uma parceria com o fundo Discovery”. Um grupo que conta com 11 hotéis em Portugal, dos quais nove se localizam no continente e dois nos Açores. A Hotel Shop passou, deste modo, a processar as compras de todas estas unidades sob a forma de “outsourcing”. “Nós assumimos o departamento de compras e não mudamos nada sem haver uma análise comparativa de custos e sem demonstrar previamente à administração do hotel que faz sentido fazer essa substituição”, salientou o empresário. Destacou ainda que “esta vai ser uma aposta para o próximo ano”, ou seja, “começar a trabalhar com mais pequenos grupos hoteleiros que queiram usar esta função”.

Miguel Parede Alves adiantou também, relativamente ao seminário que decorreu no Porto, que “correu fantasticamente”. Aliado a uma abordagem fora do habitual, contando com a apresentação de três peças de teatro, obteve perto de “300 participantes”. Segundo o empresário, as reações foram positivas e atingiram o objetivo que pretendiam: “transmitir informação na área da gestão de compras e ajudar a capacitar os responsáveis pelos hotéis e as instituições sociais”.

Em 2017, a Hotel Shop comemora 10 anos e o seu fundador pretende “fazer uma celebração que seja diferente”.