Hotel-up ultrapassa a barreira dos 400 hotéis e anuncia entrada da startup HiJiffy

Criado em 2016 por cinco startups portuguesas — B-Guest, Climber, Infraspeak, TeamOutLoud e VPS –, o consórcio Hotel-up já leva a inovação tecnológica portuguesa para centenas de hotéis em 15 países diferentes.

No ano da sua criação, o consórcio que tem como objectivo apoiar a digitalização da hotelaria em Portugal, servia 189 hotéis distribuídos por cinco países e em conjunto tinham angariado perto de cinco milhões de euros de investimento.

Agora, junta-se ao colectivo mais uma startup inovadora, a HiJiffy, que partilha dos valores e da ambição do consórcio. Esta startup pretende revolucionar a forma como os hotéis prestam atenção aos seus hóspedes, apresentando uma solução de assistente virtual através de um chat implementado no website dos hotéis e página de Facebook, com a ajuda de chatbots sustentados por inteligência artificial.

Tiago Araújo, CEO e co-fundador da HiJiffy, destaca “que as startups portuguesas ligadas ao turismo têm ganho cada vez mais relevância no cenário tecnológico mundial, pelo que esperamos reforçar ainda mais o nosso posicionamento no mercado através da troca de experiências e das sinergias comerciais associadas ao consórcio Hotel-up”.

Dois anos depois, e com a entrada da HiJiffy, a Hotel-up soma um investimento acumulado perto de oito milhões de euros, emprega 83 colaboradores, duplicou o número de clientes (124) e o número de hotéis servidos (402) em 15 países (triplicando a presença geográfica).

Sobre as empresas:

B-Guest – Empresa especializada na automatização e digitalização do processo de check-in, para ajudar os hotéis a reduzirem custos operacionais, a potenciarem a receita dos seus outlets e a aumentarem a satisfação dos seus clientes.

Climber Hotel – Solução inteligente de gestão de preços (Revenue Management) que ajuda hotéis independentes a maximizar a receita através de tarifas dinâmicas.

HiJiffy – É um assistente virtual implementado no website e página de Facebook de hotéis, no qual os hóspedes podem ver disponibilidade, reservar um quarto ou esclarecer dúvidas durante o processo de reserva.

Infraspeak – Solução web e mobile que permite aos hotéis centralizar toda a informação sobre a sua manutenção, housekeeping e auditorias, aumentando a sua eficiência, a disponibilidade dos quartos e a satisfação dos clientes, reduzindo custos e burocracia.

TeamOutLoud – App social empresarial (com funcionalidades de uma rede social, como o news feed, notificações, posts) e uma ferramenta de reconhecimento entre colaboradores. Permite aumentar o engagement e a produtividade de todos os colaboradores.

Virtual Power Solutions (VPS) – Empresa focada na prestação de serviços de Gestão de Energia que aliam a monitorização e o controlo dos consumos numa poderosa plataforma proprietária à reconversão eficiente de grandes edifícios.