Hotelaria do Porto e Norte deverá esgotar no Fim de Ano

As previsões da taxa de ocupação nos hotéis do Porto e Norte de Portugal para o Natal deste ano são de 70% e para a passagem de ano são de 100%, informou hoje o Turismo do Porto e Norte de Portugal. Segundo os dados da região, a que a Lusa teve acesso, a taxa atual de ocupação hoteleira para o período de Natal está nos 51%, mas estima-se que chegue aos 60/70%. Já para a passagem de ano, estima-se que a ocupação chegue mesmo aos 100%, em especial nas unidades que organizam festas de Fim de Ano, ou nas que se situam em localidades onde há festa de Fim de Ano em espaço público. À data de hoje, a “taxa de ocupação está nos 93%”.
“Face aos números já existentes, é possível dizer que a taxa de ocupação (para a passagem de ano) atingirá facilmente os 100%, com especial atenção para as unidades do Porto e do Douro, se bem que haja já unidades no Minho, especialmente as que têm programa de ‘réveillon’, com ocupação de 90% e 100%”, refere o presidente do TPNP, Melchior Moreira.
Em Trás-os-Montes, devido ao menor número de unidades e às características do próprio alojamento – na maioria não existe programa de fim de ano -, a taxa de ocupação é menor, mas, mesmo assim, com tendência para subir e obter igualmente resultados melhores do que no ano passado”, acrescentou aquele responsável.
O presidente do TPNP adiantou ainda que as expectativas “são muito agradáveis”, independentemente do subdestino – Minho, Douro, Trás-os-Montes e Porto -, nomeadamente, com várias unidades a referir que este será “seguramente um ano ainda melhor que o anterior”.