A Ambitur.pt inicia hoje uma nova rubrica onde o objetivo é dar a conhecer a carreira dos profissionais da hotelaria, que nos falam sobre o que os apaixona neste setor e os desafios que enfrentam atualmente. Começamos por Pedro Ribeiro, sales director da Dom Pedro Hotels & Golf Collection. O profissional nasceu em Lisboa, a 18 de setembro de 1967, tendo crescido em Paço de Arcos, onde ainda hoje vive. A ideia de trabalhar em turismo nasce dos longos períodos de férias passados em Tavira, no Algarve, recorda. O que o fez ingressar no curso superior de Gestão Hoteleira da Universidade Internacional que, no início dos anos 90, era o único curso superior de hotelaria em Portugal, o que justifica a escolha.
Como e quando iniciou a sua carreira no turismo/hotelaria?
Em 1991. Iniciei-me como diretor de F&B do Hotel Praia Mar de Carcavelos (pertencente ao grupo Alexandre de Almeida). Passado um ano passei a assistente do diretor geral com a área de Vendas e, em 1995, passei para o Departamento Central do Grupo Alexandre Almeida, onde montei o Departamento Comercial e assumi a direção comercial do grupo.
O que o apaixona no setor hoteleiro e ainda hoje o faz continuar a querer estar nesta indústria?
A novidade, o constante conhecimento de novas pessoas, o conhecer novos mercados, o desenvolver novos segmentos. Os relacionamentos que se criam ao longo dos tempos com todos os integrantes desta indústria. A necessidade de inovar para criar notoriedade dos seus produtos em vários mercados e segmentos.
A chegada ao atual grupo/hotel deu-se quando e como?
Ingressei no Grupo Dom Pedro em 2002 como diretor de vendas e marketing do grupo.
E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo hoteleiro até aos dias de hoje?
O percurso tem acompanhado o crescimento do grupo Dom Pedro. Inicialmente ingresso no grupo em 2002 com a direção de Vendas e Marketing do Dom Pedro Lisboa tendo, no mesmo ano, assumido a totalidade do grupo (Lisboa, Algarve e Madeira). Com a abertura do Dom Pedro Laguna, assumo igualmente a direção de Marketing e Vendas do Brasil e, posteriormente, em 2016, com a compra dos campos de golfe e a passagem da marca a Dom Pedro Hotels & Golf Collection passo a ter a direção comercial dos Hotéis em Portugal e no Brasil e dos campos de golfe de Vilamoura.
Como define as suas funções dentro do grupo atualmente? E que tipo de gestão procura fazer em termos de equipa?
As funções dentro do grupo passam por toda a área comercial do grupo dento das valências que esta função implica (vendas, revenue, planeamento estratégico, pricing, distribuição, análise) com uma gestão de delegar tarefas e responsabilidades com as várias chefias de cada departamento.
Quais os momentos que o marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?
O mais negativo, sem dúvida, a pandemia com o encerramento total das operações. O positivo, a grande mudança da imagem e da notoriedade de Portugal, nos mais variados mercados ao longo destes 30 anos.
Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?
O Grande desafio é o do crescimento das receitas. Tendo 2022 sido o melhor ano de sempre é um desafio conseguir crescer em 2023. Igualmente o de motivar as equipas para fazerem cada vez melhor e recrutar novos talentos que nos consigam ajudar a alcançar o objetivo.