Há seis anos, Joan León e Alex Ridaura juntaram esforços e criaram uma nova empresa tecnológica com um sistema operativo direcionado para o setor hoteleiro, sempre com o objetivo de agilizar as operações diárias de um hotel e maximizar a performance dos seus recursos, tendo por base a digitalização de todos os processos operacionais numa só plataforma. Os dois amigos começaram a comercializar este novo sistema em 2015 pois, admitem, “verificámos uma enorme lacuna no setor hoteleiro”, ou seja, “um «vazio» tecnológico no que diz respeito à gestão das operações, automatização de processos, a sua eficiência e consequente falta de produtividade, com maior enfoque nas áreas de Manutenção e Housekeeping, em comparação com outras áreas, como era o caso do Front Office”. Assim nasceu a Hub OS, uma “aventura”, como a descrevem, que conta hoje já com mais de 800 clientes, em mais de 40 países.
Em Portugal, Bernardo Trevisani é o Head of Sales da Hub OS, um profissional que trabalhou anteriormente na área hoteleira, bem como na Associação de Turismo do Porto e no Turismo de Portugal. E os dois fundadores da empresa garantem que a recetividade no mercado português tem sido “enorme”, sendo que já opera em cadeias internacionais em quase todo o país e está em contacto com vários interessados. “A entrada do Bernardo Trevisani também tem contribuído para este crescimento”, reconhecem. E adiantam que a Hub OS trabalha já em Portugal com as cadeias Eurostars, NH Group, Six Senses, Intercontinental Hotel Group, Tivoli Hotels & Resorts, Real Hotels Group, entre outras. E o feedback não podia ser melhor, pois “estamos a receber contactos diretos de clientes que nos recomendaram e quando assim é, só pode ser positivo, e só podemos ficar muito satisfeitos e orgulhosos”.
Missão: suprir necessidades e melhorar processos
A Hub OS assume como missão “suprir necessidades e melhorar processos de forma contínua e efetiva”. Em primeiro lugar, com ferramentas e módulos de uma forma mais imediata, interna e operacional, através do Módulo de Housekeeping e o do Módulo de Manutenção; e, posteriormente, procurando melhorar a estadia de cada cliente com módulos como o Guest Experience e o Guest in Touch. Joan León e Alex Ridaura explicam à Ambitur.pt que se trata de “um sistema modular – oito módulos/soluções sincronizadas – que, mediante as necessidades de cada hotel, podem ser adquiridos de forma individual”.
E sublinham que o facto de serem oito soluções em apenas uma plataforma “em permanente sincronização”, em vez de quatro a cinco sistemas contratados que não se integram entre si, acaba por ser a grande mais-valia deste sistema operativo. Ou seja, frisam, “cobrimos todas as necessidades de um hotel, desde a abertura (Módulo de Projetos) até ao seu funcionamento diário (Módulos de Housekeeping, Manutenção, Guest in Touch, Guest Experience, F&B e Corporate), a parte de gestão e consumos relativos a todo o hotel com o Módulo de Energia & Sustentabilidade e ainda uma potente ferramenta de gestão analítica de todo o hotel, por hotel, por departamento, por funcionário, entre outros”.
Setor hoteleiro & Digitalização
Enquanto especialistas no setor tecnológico, Joan León e Alex Ridaura garantem ter sentido um aumento na procura de ferramentas para automatizar e digitalizar processos durante a pandemia de Covid-19 no setor hoteleiro. Mas não deixam de lembrar que esta necessidade foi acentuada sobretudo devido à situação pandémica. Ambos acreditam que “a evolução só pode ser positiva” pois “melhorar os processos operacionais é sinónimo de maior eficiência, o que se traduz numa melhor gestão operacional e financeira”. Admitem que o custo do investimento inicial é a principal barreira no que diz respeito ao mercado português, mas salientam que “os benefícios são mais que muitos”, começando desde logo pelo “ROI em tempo reduzido a nível de custos operacionais e, posteriormente, o aumento de produtividade e a melhoria da experiência do cliente durante a sua estadia”.
Os fundadores da Hub OS acreditam pois que “estamos a caminhar para um setor mais digital, eficiente e sustentável como um todo, portanto de todas as formas o saldo será sempre positivo para todas as partes envolvidas”.