Hydraloop: o seu parceiro para um negócio mais sustentável

A Environmental Waves garante ter “a solução mais avançada do mercado” e fundamental para o setor hoteleiro no que diz respeito à economia circular, através da reutilização das águas cinzentas. Trata-se da Hydraloop, certificada por várias entidades de diferentes países, permitindo às unidades hoteleiras obter a certificação de sustentabilidade LEED e BREEAM.

Esta solução reduz o consumo de água e a emissão de efluentes em 45%, bem como a pegada carbónica de qualquer hotel ou unidade de alojamento, pois a água transportada para o edifício é em menor quantidade e há também menos água residual a precisar de ser limpa nas ETAR’s. O que se traduz num negócio mais sustentável, menos dependente da rede e um turismo ecologicamente consciente. O facto de os hotéis quererem hoje oferecer uma experiência cada vez melhor aos seus hóspedes, e um serviço de qualidade elevada, implica o recurso a muita água e energia. Mas a Environmental Waves assegura que se a unidade instalar uma solução de reciclagem de água Hydraloop, a economia a nível de água, energia e contas é visível logo desde o primeiro dia.

Podendo ser aplicados em qualquer lugar – desde cidades densas a áreas rurais – os equipamentos Hydraloop usam uma combinação única de tecnologias sustentáveis de tratamento de água que garante a mais alta qualidade da água, sem exigir manutenção regular ou causar danos ao meio ambiente. Isto porque a tecnologia patenteada é amiga do consumidor, simples e sustentável, explica Emanuel Santos Silva, diretor geral da empresa.

A Hydraloop oferece diferentes soluções de reciclagem de água para a indústria do lazer: Hydraloop Cascade, Hydraloop H600 e Hydraloop H300. Na prática, esta solução recolhe e trata a água de chuveiros, banheiras, lavatórios ou unidades de ar condicionado, água esta que é depois tratada e desinfetada e pode ser usada para descargas de sanitas, máquinas de lavar, rega de jardins ou abastecimento de piscinas. Ao instalar a Hydraloop Cascade no edifício principal de um hotel, as águas cinzentas são recolhidas e tratadas centralmente, sendo que a capacidade de tratamento de água necessária pode ser configurada pela quantidade de unidades Hydraloop interconectadas.

Emanuel Santos Silva sublinha ainda que é muito simples instalar e fazer o arranque de uma unidade Hydraloop, comparando o processo à ligação de uma máquina de lavar e não demorando mais do que uma hora e meia. Por sua vez, a necessidade de manutenção é reduzida. Isto porque todas as unidades são autolimpantes e o serviço central Hydraloop online monitoriza o desempenho de cada unidade 24 horas por dia, sete dias por semana, e todos os componentes são verificados internamente.

*Este artigo foi publicado na edição 341 da Ambitur.