IATA: Aviação é essencial para o sucesso e competitividade da Europa

A IATA divulgou os resultados de um inquérito a 500 líderes empresariais europeus que, recorrendo ao transporte aéreo para fazer negócios além fronteiras, confirmam a natureza crítica da aviação para o seu sucesso empresarial.

Assim, 89% acreditam que estar perto de um aeroporto com conexões globais lhes dá uma vantagem competitiva e 84% não conseguem imaginar fazer negócios sem ter acesso a redes aéreas. Já 82% afirmam que os seus negócios não sobreviveriam sem a conectividade a cadeias de fornecimento globais através do transporte aéreo.

Cerca de 61% dos líderes empresariais dependem da aviação para a conectividade global – quer exclusivamente (35%) ou em conjunto com viagens intraeuropeias (26%). Os restantes (39%) usam sobretudo redes intraeuropeias. A IATA indica que 55% dos inquiridos dizem que os seus escritórios estão intencionalmente localizados a uma hora de um grande hub de aeroporto.

“A mensagem destes líderes empresariais é clara e inequívoca: o transporte aéreo é essencial para o seu sucesso empresarial. Com os governos europeus a abrir caminho perante os atuais desafios económicos e geopolíticos, as empresas vão depender de políticas que sustentem ligações eficazes tanto dentro do continente europeu como para os parceiros comerciais globais da Europa”, explica Willie Walsh, diretor geral da IATA.

As prioridades

Com 93% dos inquiridos a registarem sentimentos positivos em relação à rede de transporte aéreo na Europa, foram apontadas várias áreas que podem ser melhoradas. Assim, quando questionados sobre como enumeram as suas prioridades, incluíram as seguintes aéreas:

  • Reduzir custos (42%)
  • Melhorar/atualizar infraestruturas aeroportuárias (37%)
  • Melhorar as ligações entre transportes públicos e redes aéreas (35%)Diminuir os atrasos (35%)
  • Descarbonização (33%)

“O custo, qualidade e sustentabilidade do transporte aéreo são importantes para as empresas europeias. Estas expectativas foram sublinhadas nos apelos de longa duração da IATA aos governos para apoiarem uma maior eficiência no transporte aéreo. Implementar o Céu Único Europeu vai diminuir os atrasos. Uma regulamentação económica eficaz sobre os aeroportos manterá os custos sob controlo e garantirá investimentos adequados. E incentivos governamentais significativos para expandir a capacidade de produção de combustíveis de aviação sustentável (SAF) são essenciais para o compromisso da indústria em atingir emissões zero de CO2 até 2050”, adianta Willie Walsh.

O ambiente

Os líderes empresariais que participaram no inquérito revelaram confiança nos esforços de descarbonização da aviação. 86% mostraram-se conscientes do compromisso da aviação em atingir as zero emissões de carbono até 2050. 74% acreditam que o transporte aéreo irá alcançar o seu compromisso até 2050. E 85% afirmam que as suas empresas utilizam o transporte aéreo com confiança e, ao mesmo tempo, gerindo a sua pegada carbónica.

Os inquiridos acreditam que a prioridade para a descarbonização da aviação deveria estar em encontrar soluções técnicas para que as pessoas continuem a voar de uma maneira sustentável. Usar combustível de aviação sustentável (SAF) foi a solução mais mencionada (40%), seguida do hidrogénio (25%). As soluções menos populares são transferir o preço do carbono para o custo da viagem (13%), reduzir as viagens aéreas (12%) e incentivar o uso dos comboios (9%).

“Existe a confiança na comunidade empresarial de que o transporte aéreo vai descarbonizar. Os líderes empresariais privilegiam fortemente as soluções técnicas do SAF e, potencialmente, do hidrogénio, em vez de medidas políticas para aumentar custos, controlar a procura ou o uso da via férrea. Isso está em linha com a visão da indústria de que o SAF é a prioridade. Precisamos de incentivos políticos para aumentar a capacidade de produção na Europa o que também diminuiria os preços”, acrescenta Walsh.

Avião ou comboio?

Enquanto 82% dos inquiridos afirmam que a conectividade aérea é mais importante do que a conectividade férrea, a escolha de meios de transporte eficientes é importante para as suas atividades profissionais. Referem que a rede de caminhos-de-ferro é uma alternativa adequada para as viagens de negócio (71%) e 64% afirmam que utilizariam com maior frequência o comboio para viagens de negócio se os custos fossem inferiores.

“Com quatro em cada cinco líderes empresariais inquiridos a identificarem o transporte aéreo como sendo mais importante do que o comboio, eles dependem de ambos os meios de transporte. É também evidente que não querem ser forçados a escolher um sobre o outro. A Europa ficará melhor servida com opções sustentáveis e economicamente eficientes para todos os meios de transporte. Esta é uma mensagem importante para todos os decisores e que emerge diretamente da comunidade empresarial europeia”, conclui o diretor geral da IATA.