IATA lança plataforma que permite às companhias aéreas partilharem dados de turbulência

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anuncia o lançamento da plataforma: Turbulence Aware. Numa nota enviada a IATA explica que esta plataforma vai permitir ajudar as companhias aéreas a evitar a turbulência ao planear taticamente as rotas. O Turbulence Aware “aumenta a capacidade de uma companhia aérea prever e evitar turbulências agrupando e partilhando (em tempo real) dados de turbulência gerados pelas companhias aéreas participantes”.

Atualmente, as companhias aéreas dependem de relatórios-piloto e alertas meteorológicos para mitigar o impacto da turbulência nas suas operações. Essas ferramentas – embora eficazes – têm limitações devido à fragmentação das fontes de dados, inconsistências no nível e na qualidade das informações disponíveis, à imprecisão locacional, assim como à subjetividade das observações. Por exemplo, “não há uma escala padronizada para a gravidade da turbulência que um piloto pode reportar além de uma escala leve, moderada ou severa, que se torna muito subjetiva entre aeronaves de diferentes tamanhos e experiência piloto”, lê-se na nota.

O Turbulence Aware melhora assimas capacidades do setor, selecionando os dados de várias companhias aéreas colaboradoras, seguido por um rigoroso controlo de qualidade. Em seguida, os dados são fixos num único banco de dados e são transformados em informações prcessados quando inseridos nos sistemas de alerta de despacho ou de transmissão aérea. O resultado é a primeira informação global, em tempo real, detalhada e objetiva para pilotos e profissionais de operações para gerirem a turbulência.

Para o diretor-geral e CEO da IATA o “Turbulence Aware é um ótimo exemplo do potencial de transformação digital no setor de companhias aéreas. O setor de companhias aéreas sempre cooperou em segurança e é prioridade. No caso do Turbulence Aware, a previsão mais precisa da turbulência proporcionará uma melhoria real para os passageiros, cujas viajens serão ainda mais seguras e confortáveis ”.

A IATA espera que o desafio de gerir a turbulência cresça à medida que a mudança climática continua a afetar os padrões climáticos, o que traz implicações para a segurança eficiência do voo:

  • A turbulência é a principal causa de lesões em passageiros e tripulantes em acidentes não fatais (segundo a FAA).
  • À medida que avançamos para ter dados de turbulência precisos disponíveis em todos os níveis de voo, os pilotos poderão tomar decisões muito mais informadas sobre níveis mais altos de voo. Com a capacidade de subir para essas altitudes vai resultar numa queima de combustível mais ideal, o que acabará por levar a uma redução das emissões de CO2.

Desenvolvimento futuro

A Turbulence Aware já está a criar interesse significativo entre as companhias aéreas. A Delta Air Lines, a United Airlines e a Aer Lingus assinaram contratos; A Delta já está a contribuir com seus dados para o programa.

“A abordagem colaborativa da IATA para criar Turbulence Aware com dados de código aberto significa que as companhias aéreas terão acesso a dados para melhor mitigar a turbulência. O uso do Turbulence Aware em conjunto com o aplicativo Flight Weather Viewer proprietário da Delta deve basear-se nas reduções significativas que já vimos em lesões e emissões de carbono relacionadas à turbulência ano após ano ”, disse Jim Graham, vice-presidente sénior da Delta. Operações de Voo.

A primeira versão operacional da plataforma será desenvolvida até o final de 2018. Os testes operacionais serão realizados ao longo de 2019, com recolhas de feedback contínua das companhias aéreas participantes. O produto final será lançado no início de 2020.