A IATA (Associação internacional do Transporte Aéreo) acaba de divulgar os dados relativos a janeiro de 2024 referentes à procura dos passageiros, que indicam um forte início de ano.
A procura total (RPKs) subiu 16,6%; a capacidade total (ASK) aumentou 14,1% e o load factor foi de 79,9% (+1,7 pp).
A procura internacional aumentou 20,8% e a capacidade 20,9%, com o load factor a permanecer estável nos 79,7%. Já a procura doméstica subiu 10,4% com a capacidade a crescer 4,6% e o load factor a situar-se nos 80,2% (+4,2 pp).
“2024 teve um arranque forte apesar das incertezas económicas e geopolíticas. À medida que os governos procuram criar prosperidade nas suas economias no ano mais concorrido a nível de eleições, é fundamental que percebam que a aviação é um catalizador do crescimento. Impostos aumentados e uma regulamentação penalizadora são um obstáculo à prosperidade. Iremos pedir aod governos políticas que ajudem a aviação a reduzir custos, melhorar a eficiência e evoluir para as emissões zero de CO2 até 2050”, afirma Willie Walsh, diretor geral da IATA.
As companhias aéreas da região da Ásia Pacífico assistiram a um aumento de 45,4% no tráfego de janeiro face a igual mês de 2023, continuano a recuperação rápida após o levantamento das restrições pandémicas. A capacidade subiu 48,1% e o load factor desceu 1,5 pontos percentuais (pp) para 82,6%. O ritmo de crescimento excecionalmente forte é atribuído em grande parte ao facto de a China ter estado ainda numa fase inicial de pôr fim às restrições de viagem devido à Covid-19 em janeiro de 2023. A recuperação em grandes rotas internacionais para/de a Ásia Pacífico ainda é lenta mas rotas como Ásia-Médio Oriente superaram os níveis pré-pandémicos.
As transportadoras europeias viram o tráfego de janeiro de 2024 crescer 10,8% face a 2023. A capacidade subiu 10,7% e o load factor 0,1 pp para 77,3%. As rotas entre a Europa e a América do Norte recuperaram em força da pandemia e estão 6,5% mais elevadas do que em janeiro de 2020.
Por sua vez, as companhias de aviação do Médio Oriente registaram um crescimento de 16,2% no tráfego de janeiro de 2024, com a capacidade a subir 15,7% e o load factor a disparar 0,4 pp para 79,9%.
As companhias norte-americanas tiveram um aumento de 12,3% no tráfego, a capacidade também aumentou 13,7% e o load factor caiu 1,0 pp para 79,4%.
O tráfego das transportadoras da América Latina subiu 17,9%, com a capacidade a disparar 13,2% a empurrar o load factor 3,4 pp para 86%, o mais elevado de todas as regiões.
Por fim, as companhias africanas assistiram a um crescimentod e 18,5% no tráfego de janeiro deste ano, com a capacidade a subir 19,2% e o load factor a diminuir 0,4 pp para 73,3%, o mais baixo de todas as regiões.
Por fim, a nível dos mercados domésticos, a procura continua a crescer liderada pela China, que teve uma forte procura de viagens no Novo Ano Lunar. Isso também deverá ter impulsionado o tráfego de fevereiro. As companhias aéreas chinesas reagiram aumentando a capacidade.