IATA: Procura global de passageiros aéreos atingiu recorde em 2024

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou o desempenho do mercado de passageiros de 2024, mostrando uma procura recorde. O tráfego total anual aumentou 10,4% em comparação com o ano anterior, isto foi 3,8% acima dos níveis pré-pandemia. A capacidade total aumentou 8,7% e o fator de carga geral atingiu os 83,5%, um recorde para o tráfego anual.

O tráfego internacional anua subiu 13,6% em relação a 2023, e a capacidade aumentou 12,8%, e o tráfego doméstico anual de 2024 cresceu 5,7%, enquanto a capacidade subiu 2,5%.

Dezembro de 2024 foi um forte final de ano, com a procura geral a aumentar 8,6% em termos homólogos, e a capacidade a crescer 5,6%. A procura internacional cresceu 10,6% e a procura interna 5,5%. A taxa de ocupação de dezembro atingiu os 84%, um recorde para o mês.

“2024 deixou absolutamente claro que as pessoas querem viajar. Com um crescimento de 10,4% na procura, as viagens atingiram números recorde nacionais e internacionais. As companhias aéreas atenderam a esta forte procura com uma eficiência recorde. Em média, 83,5% de todos os lugares oferecidos foram preenchidos — um novo recorde, parcialmente atribuível às restrições da cadeia de abastecimento que limitaram o crescimento da capacidade. O crescimento da aviação tem repercussões em todas as sociedades e economias a todos os níveis através de empregos, desenvolvimento de mercados, comércio, inovação, exploração e muito mais”, afirmou Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

“Olhando para 2025, há todos os indícios de que a procura de viagens continuará a crescer, embora a um ritmo moderado de 8,0%, mais alinhado com as médias históricas. O desejo de participar na liberdade que voar proporciona traz alguns desafios à tona. Em primeiro lugar, o trágico acidente em Washington, ontem à noite, recorda-nos que a segurança precisa dos nossos esforços contínuos. Os nossos pensamentos estão com todos os afetados. Nunca deixaremos de trabalhar para tornar a aviação cada vez mais segura”.

“Em segundo lugar, está o firme compromisso das companhias aéreas de atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050. Enquanto as companhias aéreas investiram montantes recorde em compras de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) em 2024, menos de 0,5% das necessidades de combustível foram atendidas com SAF. O SAF está em falta e os custos têm de ser reduzidos. Os governos poderiam reforçar a sua segurança energética nacional e desbloquear este problema, dando prioridade à produção de combustível renovável do qual deriva o SAF. Além de garantir o fornecimento de energia e aumentar o fornecimento de SAF, desviar uma fracção dos subsídios dados para a extracção de combustíveis fósseis para apoiar a capacidade de energia renovável também aumentaria a prosperidade através da expansão económica e da criação de emprego”, afirmou ainda Walsh.

Mercados Internacionais de Passageiros

O tráfego internacional anual superou o anterior recorde de 2019 em 0,5% em 2024, com um crescimento em todas as regiões. A capacidade foi 0,9% inferior à de 2019. O fator de carga melhorou 0,5 pontos percentuais, terminando nos 83,2%, um recorde.

No mês de dezembro, a procura internacional cresceu 10,6%, a capacidade aumentou 7,7% e o fator de carga melhorou 2,2 pontos percentuais (face a dezembro de 2023), para 83,9%.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico registaram um aumento de 26% no tráfego internacional anual de 2024 em comparação com 2023, mantendo a taxa anual mais elevada entre as regiões. A capacidade aumentou 24,7% e o fator de carga subiu 0,8 pontos percentuais, para 83,8%. Apesar deste forte crescimento, as oportunidades para um maior crescimento continuam elevadas, uma vez que os RPK internacionais continuam 8,7% abaixo dos níveis de 2019. O tráfego de dezembro de 2024 aumentou 17,1% face a dezembro de 2023.

O tráfego anual das transportadoras europeias aumentou 9,7% em relação a 2023. A capacidade cresceu 9,2% e o fator de carga subiu 0,4 pontos percentuais para 84,1%. Em dezembro, a procura cresceu 8,6% face ao mesmo mês de 2023.

As companhias aéreas do Médio Oriente registaram um aumento de 9,4% no tráfego em 2024, em comparação com 2023. A capacidade cresceu 8,4% e o fator de carga subiu 0,7 pontos percentuais para 80,8%. A procura de dezembro aumentou 7,7%.

Já as transportadoras norte-americanas reportaram um aumento anual de tráfego de 6,8% em 2024, em comparação com 2023. A capacidade cresceu 7,4% e o fator de carga caiu -0,5 pontos percentuais para 84,2%. Por sua vez, o tráfego de dezembro de 2024 subiu 5,1%.

No caso das companhias aéreas latino-americanas registaram um aumento de tráfego de 14,4% em 2024 em relação ao ano completo de 2023. A capacidade anual aumentou 14,3% e o fator de carga cresceu 0,1 pontos percentuais para 84,8% , o maior entre as regiões. A procura de dezembro subiu 11,3%.

O tráfego anual das companhias aéreas africanas aumentou 13,2% em 2024 em relação ao ano anterior. A capacidade do ano completo de 2024 aumentou 9,5% e o factor de carga subiu 2,5 pontos percentuais para 74,5%, o mais baixo entre as regiões, mas um recorde para África. O tráfego de dezembro de 2024 para as companhias aéreas africanas aumentou 12,4% em relação a dezembro de 2023.

Mercados de passageiros domésticos

A procura interna anual atingiu recordes de número de passageiros e de fatores de ocupação. O desempenho de destaque no RPK doméstico de 2024 foi mais uma vez a China, que aumentou 12,3% em relação a 2023. Houve um crescimento estável noutros grandes mercados domésticos.

De salientar que o Japão obteve um crescimento de 3,2%, enquanto a capacidade desceu 0,3%. Apenas a Índia teve uma queda no fator de carga (-0,6 %-pt), mas ainda assim atingiu um fator de carga de 86,4% — o mais elevado entre todos os mercados domésticos.