IATA: tráfego aéreo cresce em janeiro e pode ser indicador de recuperação para 2023

A IATA dá conta dos dados relativos ao tráfego aéreo de janeiro de 2023 e aponta para um crescimento que se poderá traduzir na contínua recuperação de viagens aéreas ao longo do ano.

O tráfego total em janeiro de 2023 (medido em receita por passageiro-quilómetro ou RPKs) aumentou 67% em comparação com janeiro de 2022, e globalmente, o tráfego está agora em 84,2% dos níveis de janeiro de 2019.

O tráfego doméstico para janeiro deste ano aumentou 32,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, ajudado pelo levantamento das restrições Covid-19 na China. O tráfego doméstico total de janeiro de 2023 foi de 97,4% do nível de janeiro de 2019.

O tráfego internacional aumentou 104% em relação a janeiro de 2022, com todos os mercados a registar um forte crescimento, liderados pelas operadoras da região Ásia-Pacífico. Os RPKs internacionais atingiram 77% dos níveis de janeiro de 2019.

“A demanda por viagens aéreas teve um início muito saudável em 2023. A rápida remoção das restrições do covid-19 para viagens domésticas e internacionais chinesas é um bom presságio para a forte recuperação contínua da indústria da pandemia ao longo do ano. E, mais importante, não vimos as muitas incertezas económicas e geopolíticas do dia a diminuir a demanda por viagens”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico registaram um aumento de 376,3% no tráfego de janeiro em comparação com janeiro de 2022, de longe a taxa ano a ano mais forte entre as regiões, mas fora de uma base muito baixa quando grande parte da região ainda estava fechada para viagens. A capacidade aumentou 167,1% e o fator de carga cresceu 36,6% para 83,3%, o maior entre as regiões.

As operadoras europeias tiveram um aumento de tráfego de 60,6% em relação a janeiro de 2022. A capacidade aumentou 30,1% e o fator de carga aumentou 14,2% para 75%.

O tráfego de janeiro das companhias aéreas do Oriente Médio subiu 97,7% em comparação com janeiro do ano anterior. A capacidade aumentou 45,9% e o fator de carga cresceu 20,8% para 79,2%.

As operadoras norte-americanas relataram um aumento de tráfego de 82,4% em janeiro em relação ao período de 2022. A capacidade cresceu 37,3% e o fator de carga subiu 19,7% para 79,6%.

As companhias aéreas latino-americanas tiveram uma subida de tráfego de 46,8% em relação ao mesmo mês de 2022. A capacidade de janeiro cresceu 34,3% e o fator de ocupação aumentou 7,1% para 82,7%, o segundo maior entre as regiões.

O tráfego das companhias aéreas africanas cresceu 124,8% em janeiro de 2023 em relação ao ano anterior. A capacidade de janeiro aumentou 82,5% e a taxa de ocupação subiu 13,9% para 73,7%, a menor entre as regiões.

O tráfego doméstico da Austrália aumentou 107,3% em janeiro em comparação com o ano anterior e agora está em 88,8% dos níveis pré-pandêmicos.

Os RPKs domésticos da China subiram 37,2% em janeiro, o primeiro mês a mês de subida anual desde agosto de 2022 e agora está em 86,3% dos níveis de janeiro de 2019.