A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou dados sobre a demanda global de passageiros de março de 2024, destacando que, no total, a medida em passageiros-quilómetros recebidos (RPKs) aumentou 13,8% em relação a março do ano anterior. A capacidade total, medida em assentos-quilómetro disponíveis (ASK) subiu 12,3% ano a ano e a taxa de ocupação foi de 82% (+1 p.p. em relação a março de 2023).
A procura internacional aumentou 18,9% face a março de 2023, a capacidade cresceu 18,8% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação melhorou para 81,6% (+0,1p.p. face ao mesmo mês de 2023).
Por sua vez. a procura interna aumentou 6,6%, a capacidade subiu 3,4% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação foi de 82,6% (+2,5p.p. face a 2023).
Mercados Internacionais
Todas as regiões apresentaram um forte crescimento nos mercados internacionais de passageiros em março de 2024, em comparação com março de 2023. O desempenho do fator de ocupação foi irregular, caindo ano a ano em três das seis regiões.
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico continuam a liderar, com um aumento anual de 38,5% na procura. A capacidade subiu 37,4% ano a ano e a taxa de ocupação cresceu para 85,6%, a mais alta entre todas as regiões. As principais rotas da Ásia-Pacífico apresentam um crescimento notável, embora o número de serviços aéreos regulares da China para a América do Norte ainda seja apenas 16,5% dos níveis pré-pandemia.
As transportadoras europeias registaram um crescimento anual de 11,6% na procura. A capacidade aumentou 11,4% ano a ano e a taxa de ocupação foi de 79,9%.
As companhias aéreas do Médio Oriente registaram uma subida anual de 10,8% na procura. A capacidade aumentou 13,9% ano a ano e a taxa de ocupação caiu -2,1p.p. para 77,5%, em comparação com março de 2023.
Já as transportadoras norte-americanas registaram um aumento anual de 14,5% na procura. A capacidade cresceu 14,8% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação caiu para 84,7%.
As companhias aéreas latino-americanas registaram um aumento anual de 19,7% na procura. A capacidade subiu 18,3% ano a ano. A taxa de ocupação cresceu para 84,3%.
Por fim, as companhias aéreas africanas registaram um aumento anual de 8,1% na procura. A capacidade cresceu 11% ano a ano e a taxa de utilização caiu para 70,3%.
Mercados internos
A procura interna aumentou a um ritmo mais lento em março deste ano, moderando-se para taxas de crescimento típicas pré-pandemia. A China (+17,6% face a março de 2023) continuou a ser o mercado líder.
Outros mercados apresentaram crescimento estável, com exceção da Austrália. A sua queda no crescimento pode refletir o abrandamento económico mais amplo no primeiro trimestre no país.