Iberia expande operações com voos diretos de Madrid para Orlando, Recife e Fortaleza
A Iberia vai expandir a sua rede no inverno 2025/26, acrescentando três novos destinos de longo curso: Orlando, nos Estados Unidos da América, e Fortaleza e Recife, no Brasil.
A partir de 26 de outubro de 2025, a Iberia contará com quatro voos semanais para Orlando, operados por aviões A330, com capacidade para 254 passageiros. Assim, a companhia aérea irá ter disponíveis mais de 46.000 lugares neste inverno.
“Estamos verdadeiramente satisfeitos por anunciar estas três novas rotas na próxima época de inverno. Graças à nossa relação com a Disney Destinations, acreditamos que Orlando pode tornar-se o ‘destino estrela’ da próxima época natalícia”, afirmou María Jesús López Solás, Director of Sales, Customers, Network Development and Alliances da Iberia.
Para além dos 2 destinos brasileiros já operados pela Ibera – São Paulo, com uma frequência de 14 voos semanais, e Rio de Janeiro, com 5 voos semanais –, a empresa decide apostar no Brasil ao adicionar mais dois destinos.
A partir de 13 de dezembro de 2025, a companhia aérea iniciará a sua operação para Recife, com três frequências semanais, aumentando para cinco a partir de fevereiro. Já a partir de 19 de janeiro de 2026, a Iberia começará a voar para Fortaleza, inicialmente com três frequências semanais e aumentando para quatro a partir de fevereiro.
Ambas as rotas serão operadas por aviões A321XLR, o modelo mais recente do mercado, que a Iberia lançou globalmente em novembro de 2024. “É uma das aeronaves mais eficientes do mercado, com uma poupança de combustível de mais de 40% em comparação com os modelos de fuselagem larga”, explica a empresa.
“Fortaleza e Recife são portas de entrada para a beleza e experiências únicas do Brasil. Estamos a expandir o acesso dos turistas espanhóis ao nordeste brasileiro, que oferece praias quentes e uma beleza natural abundante, tal como uma gastronomia original e uma riqueza de cultura popular. Em 2024, tivemos um aumento de 13% no número de turistas vindos de Espanha, e a abertura de rotas como estas permitir-nos-á continuar a crescer”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur/Visit Brasil.
Elmano de Freitas, Governador do Estado do Ceará, declarou: “A chegada deste voo direto de Madrid é um marco para o nosso Estado. Estamos muito satisfeitos com esta nova ligação, que não só aproxima Espanha e Ceará, mas também abre as portas a novos mercados estratégicos”.
Priscila Krause, Governadora do Estado de Pernambuco, acrescentou que “esta nova conexão representa um grande passo para fortalecer ainda mais os laços entre Pernambuco, Recife e a Europa. Ao fomentar o turismo, geramos oportunidades de atrair visitantes que, além de impulsionar a economia do nosso estado, poderão conhecer de perto as nossas tradições, belezas naturais e toda a riqueza da nossa cultura”.
No total, durante o inverno de 2025/26, a Iberia irá voar para quatro destinos no Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Fortaleza –, disponibilizando cerca de 284.000 lugares entre Espanha e as regiões mencionadas do nordeste e sudeste brasileiro.