Iberia reforça capacidade em Portugal este verão

Tal como a Ambitur.pt já tinha anunciado em fevereiro, a Iberia vai regressar a Faro e Ponta Delgada este verão, reforçando assim a sua capacidade em Portugal em 18%. Em comunicado enviado hoje à imprensa, a companhia aérea espanhola confirma a consolidação da sua recuperação pós-pandemia no verão, introduzindo nos seus mercados de longo curso, América Latina e Estados Unidos, um calendário de voos mais vasto e reiniciando as suas rotas de verão a partir da Europa.

Durante a temporada de verão, que começa a 25 de março e termina a 28 de outubro, a Iberia agendou mais de 730.000 lugares com Portugal, mais 18% do que em 2019, e, em agosto, o mês mais movimentado, programou 79 frequências semanais, 25% a mais que em 2019.

A Iberia retomará todas as suas rotas de verão nos próximos meses e voará diretamente de Faro (de junho a setembro) e Ponta Delgada (de julho a setembro) para Madrid, ligando estas duas cidades com toda a sua rede de destinos (133 destinos em 42 países).

Voos diretos de Faro e Ponta Delgada

A Iberia vai iniciar a sua operação com Faro em junho com três frequências por semana e, em agosto, a companhia aérea espanhola vai aumentar a sua capacidade para um voo diário que será operado pela Iberia Regional/Air Nostrum com um CRJ1000, com capacidade para 100 passageiros.

Em julho será a vez dos voos com Punta Delgada, rota que a Iberia oferecerá três vezes por semana -segundas, quartas e sábados- até setembro. A rota será operada por um avião A320 com capacidade para 180 passageiros.

Estes destinos de verão complementam a operação regular da Iberia a partir de Portugal com voos diretos de Lisboa, Porto e Funchal para Madrid. Em Lisboa, a companhia aérea espanhola irá oferecer até seis voos diários em agosto. No Porto, as frequências serão quase o dobro em relação ao ano passado, passando de 15 para 26 frequências semanais, até quatro voos diários.

Além disso, a Iberia acrescentou recentemente Funchal ao seu mapa de rotas regulares. Este destino começou como operação de verão, mas no inverno passado consolidou a sua operação durante o ano todo. A Iberia oferece três frequências por semana com este aeroporto da Madeira que, em agosto, passará a ser diária.

25% de crescimento nas frequências

No total, a Iberia vai oferecer mais de 730 mil lugares em Portugal este verão, mais 18% do que em 2019. E, em agosto, o mês de maior movimento, a companhia aérea programou 79 frequências semanais, o que também significa mais 25% do que em 2019, e demonstra o forte compromisso da companhia aérea com este mercado, indica na mesma nota.

Estas são as principais novidades da Iberia para a época de Verão no raio longo:

Campanha América Latina

Na época de Verão, a Iberia recuperará toda a sua gama de voos pré-pandémicos e até aumentará as suas operações em 2% em comparação com os níveis de 2019, que serão de 5% para o ano no seu conjunto. Especificamente, irá oferecer cerca de 280 voos semanais para 18 destinos em 16 países da América Latina:

  • Bogotá: A Colômbia é um dos principais mercados da Península Ibérica. No último ano, cresceu de 10 para 14 frequências; a partir de junho, irá operar 18 frequências e o objetivo da companhia é oferecer 21 frequências – três voos diários – a partir de novembro, triplicando a sua capacidade em relação a 2019.
  • Buenos Aires: Consolidação de dois voos diários para a capital argentina.
  • Lima: Iberia vai passar de sete a 11 frequências desde junho e 13 desde setembro com a intenção de lançar dois voos diários.
  • México: Os três voos diários alcançados em dezembro de 2022 são mantidos ao longo de 2023, já acima da capacidade pré-pandémica.
  • Quito: Seis frequências diárias são também consolidadas – mais dois do que no verão passado – para além de três frequências com Guaiaquil.
  • Montevideu: A partir de janeiro, a Iberia oferece até sete frequências semanais, que serão mantidas durante a maior parte do ano.
  • Santiago do Chile: o voo diário está implementado.
  • Rio de Janeiro: Continuação da operação com três frequências semanais, para além das sete em São Paulo.
  • Na América Central, o aumento para um voo diário na rota Guatemala-El Salvador, que teve lugar em dezembro, foi consolidado, tal como o aumento para um voo diário na rota de San José na Costa Rica. O Panamá terá entre cinco e sete frequências semanais durante todo o verão e voos diários a partir de novembro.
  • Nas Caraíbas, Havana terá cinco frequências a partir de setembro, Santo Domingo consolidará o seu funcionamento pré-pandémico com um voo diário, e Porto Rico atingirá seis frequências semanais em julho e agosto.
  • Em Caracas, as três frequências diárias com que a Iberia retomou a rota em Novembro último serão consolidadas.

Regresso a Washington DC e São Francisco

Nos EUA, a Iberia irá recuperar as suas rotas de verão para Washington DC e São Francisco. Além disso, a partir de junho, irá aumentar os seus voos diários para Dallas. No total, tem programado quase 20% mais de voos para os EUA do que em 2019: até 124 voos semanais entre Espanha e oito destinos nos Estados Unidos. Especificamente:

  • Nova Iorque: Duas vezes por dia a partir de março, que se estenderá até ao final do ano.
  • Miami: Os voos bi-diários serão mantidos durante todo o ano.
  • Chicago: Voos diários de março a dezembro.
  • Boston: Voos diários de abril a outubro.
  • Dallas: Iberia operou esta rota durante todo o inverno – foi inicialmente lançada como sazonal em Junho passado, com quatro frequências semanais – e a partir de abril aumentará para cinco frequências, para seis em maio, e atingirá um voo diário entre junho e outubro.
  • Los Angeles: Esta rota terá quatro frequências em abril, aumentando para cinco de maio a outubro, e a Iberia irá operá-la com o seu maior avião, o Airbus A350s, com capacidade para 359 passageiros.
  • Washington DC: Iberia voltará a operar esta rota de abril a outubro com quatro frequências semanais.
  • São Francisco: Esta rota sazonal regressa de maio a outubro com três frequências semanais.