IBIS abre caminho para a hospitalidade com foco na humanização

A marca Ibis, pioneira no setor dos hotéis económicos desde 1974, está a revolucionar os padrões da hotelaria económica, oferecendo aos viajantes e residentes locais uma experiência totalmente nova, com foco na hospitalidade, abertura para a comunidade local e uma maior interação social. Esta estratégia é uma resposta às novas expetativas dos clientes, destacadas num estudo da Ipsos realizado em seis países em nome da marca ibis: 80% dos entrevistados gostariam que o novo tipo de hotel fosse um local social, onde todos, incluindo clientes não alojados se sintam bem-vindos. É uma transformação para a marca, que visa posicionar os seus hotéis como espaços genuínos para todos, que sejam flexíveis, acolhedores e trendy e que satisfaçam as expectativas dos clientes a qualquer hora do dia.

Uma nova experiência do cliente para apoiar a transformação da marca

Ibis pretende receber os visitantes num espaço com vida, onde qualquer pessoa pode dormir, jantar, conhecer pessoas ou desfrutar de música ao vivo. Uma gama totalmente nova de possibilidades dentro de um único espaço que agrada à maioria dos entrevistados (67%), que classificaram entre 6 a 10 (numa escala de 1 a 10) este novo conceito. Ibis oferece espaços novos e flexíveis que incentivam a interação social e as relações entre clientes, viajantes e habitantes.

Check-in móvel para despertar o sentimento de “estar em casa longe de casa”

A receção, até agora uma característica simbólica do hotel, foi removida. À chegada, os hóspedes são recebidos por um membro da equipa Smile Team da marca ibis e fazem o check-in no bar, enquanto desfrutam de uma bebida no conforto do lobby. Embora este novo formato de boas-vindas exija o uso de tablets e uma solução móvel própria (PSM FOLS Mobile), propicia aos colaboradores uma maior mobilidade e aumenta a interação com os hóspedes. Apesar do aumento das soluções tecnológicas, a interação humana continua a ser o elemento central de uma receção bem-sucedida, como assinalado por 61% dos entrevistados, que preferem lidar com uma pessoa real em vez de usar a tecnologia ao fazer o check-in e o check-out. A marca tem como objetivo equipar toda a rede internacional ibis até 2022.

Além disso, uma campanha digital criada em colaboração com a agência MRM será lançada internacionalmente em fevereiro de 2019. O objetivo desta campanha é destacar os membros Smile Team de ibis através de uma galeria de perfis de colaboradores que vai combinar histórias e testemunhos. Arrancará no dia 31 de janeiro de 2019 em França, no Reino Unido, na Alemanha e na Suíça.

Soluções de design flexíveis para todas as áreas do hotel

Muito mais do que apenas uma receção calorosa e personalizada, o modelo ibis está a evoluir de uma imagem uniforme e padronizada para uma abordagem muito mais flexível e personalizada, baseada em três novos conceitos de design. Os designers selecionados na Europa, América Latina e Ásia basearam as suas ideias na conexão com o exterior, privilegiando o bar como lugar de honra, tornando os hotéis atrativos tanto para os viajantes como para os habitantes locais. Os viajantes terão a opção de escolher entre quartos que podem acomodar entre uma a seis pessoas, dependendo das suas necessidades ou podem optar pelo Smart Room, o conceito do grupo que está a revolucionar os padrões de acessibilidade. Como resultado da dimensão do quarto e mobiliário funcional, proporciona acessibilidade, bem-estar, conforto e segurança para todos.

Uma gama renovada de refeições agradáveis

Para garantir que todos os clientes – locais e viajantes – possam desfrutar de um momento relaxante nos hotéis ibis, a marca desenvolveu uma nova gama de refeições que complementarão a experiência do cliente. No coração dos hotéis, o bar oferecerá um menu feito à medida, uma identidade visual exclusiva e vários elementos de design que ajudam a criar uma atmosfera única. Com liberdade para escolher entre várias ideias, os gestores de hotéis ibis podem optar pelo conceito mais adequado às características específicas dos seus clientes e adaptá-lo de acordo com o ambiente local, para oferecer um menu que apresente pratos locais e produtos frescos.

O hotel piloto para esta nova oferta, é o ibis Zurich Messe Airport. O hotel apresenta, no seu lobby, o Charlie’s Corner, um bar dedicado à cerveja, onde o menu varia dependendo da hora do dia. De manhã, os clientes podem desfrutar de um café, enquanto que à noite, podem descobrir o Beer Wall e a sua vasta seleção de cervejas suíças. Também podem experimentar pratos regionais, como “rösties”, num refeições ambiente de pop-rock. O Charlie’s Corner é o local ideal para amigos e habitantes locais se reunirem e apreciarem uma boa cerveja e música ao vivo.

Música para promover os novos encontros e a interação social

Ibis decidiu fazer da música parte integrante da experiência do cliente para incentivar a interação social entre todas as pessoas que passam pelos seus hotéis. Conforme destacado por 79% dos entrevistados, como parte da pesquisa da Ipsos realizada em nome de ibis, ouvir música é fundamental nas suas vidas.
Em 2019, mais de 100 atuações ao vivo serão realizadas em hotéis ibis com artistas emergentes identificados como os melhores talentos locais e apoiados pelos melhores artistas para atuar em seis países-chave. Essa iniciativa responde às expectativas dos clientes, conforme destacado no estudo da Ipsos, com 40% dos entrevistados a afirmar que gostariam de participar em exibições musicais ao vivo com artistas emergentes em hotéis. Ibis posiciona-se como promotor de novos talentos e planeia levar os melhores para o Festival Sziget, onde existirá um palco dedicado exclusivamente a estes artistas.