Ibis styles apresenta-se “oficialmente” ao mercado português

“A marca hoteleira mais económica no segmento de design”: é assim que a ibis styles quer ser reconhecida em Portugal e no mundo. A marca, pertencente ao grupo Accor Hotels, aproveitou a abertura oficial do ibis styles Lisboa Centro Marquês de Pombal para se apresentar ao mercado nacional. Atualmente, a ibis styles está presente em “40 países, com 501 hotéis, o que corresponde a mais de 52 mil quartos”, afirma Laura Alves, brand marketing manager da Accor Hotels em Portugal, destacando o objetivo de, até 2023, aumentar o portfólio com “mais 194 hotéis e mais  28 mil quartos”.

Em Portugal, a marca surge em 2016 com o ibis styles Centro Liberdade que ainda se encontra em processo de renovação. “Neste momento ainda não está com o ADN 100% da marca”, explica a responsável, acrescentando que o processo de remodelação é sempre demorado. No entanto, o hotel está aberto em soft-opening e a previsão é de que, “até ao final do ano, esteja pronto”. Cada unidade da marca ibis styles tem um tema diferente: “Não há dois hotéis iguais. Cada hotel é único e com um tema diferente”. O tema do ibis styles Centro Liberdade será baseado no “estuário do Sado”, adianta a responsável. 

“Portugal está na moda” e um ponto forte da marca é estar sobre a alçada “de um grupo económico muito forte: a Accor Hotels”. Laura Alves acredita que isso é “muito benéfico”, uma vez que a “economia é cíclica” e “estamos em fase de recuperação económica com muitos turistas” mas que, em “médio-prazo, se pode inverter”. Ao contrário de pequenos hotéis, a vantagem da ibis styles é ter uma “grande sustentabilidade” através da Accor Hotels e na forma como “temos os hotéis distribuídos”, sustenta a responsável. Quanto aos desafios, Laura Alves aponta a diversidade de “hotéis boutiques espalhados por Portugal”. Já o “ponto forte” da ibis styles é “operar dentro de um segmento económico” com um “produto forte e apelativo” onde os hóspedes podem “experienciar as atividades propostas”. O facto de a equipa ser “bem-disposta, conhecedora e experiente”, é uma vantagem pelo que “recebem muito bem” e “criam facilmente ligações” com o hóspede. A maioria dos clientes “são fidelizados à marca” e querem “colecionar ibis styles”, refere a responsável, sublinhando que “vejo perspetivas de futuros muito positivas para a marca”.

Muito em breve, a ibis styles vai abrir uma nova unidade. “Fora de uma grande cidade e num centro que tem muita cultura”, revela Laura Alves, adiantando que em breve “novidades” serão reveladas. 

Com esta apresentação, a ibis Family (que inclui as marcas ibis, ibis Budget e ibis Styles) passará a disponibilizar 23 hotéis em todo o país, consolidando a presença de AccorHotels em Portugal.

“Um refúgio da natureza” 

O ibis styles Lisboa Centro Marquês de Pombal acaba assim por ser a primeira unidade oficial da marca a operar em Portugal. Localizado no antigo e icónico Hotel Eduardo VII, a unidade apresenta-se como um “refúgio da natureza” e “jardim” é a sua temática. A escolha do tema baseou-se essencialmente na localização do hotel (Parque Eduardo VII e na Calçada Portuguesa). Paulo Lopes, diretor-geral da unidade, refere que o objetivo era “não criar barreiras com o exterior”. Esta unidade começou a operar em “soft-opening” desde 10 de dezembro de 2018 com 45 quartos. As obras completas ficaram concluídas em junho passado e, atualmente, o hotel “100% ibis styles” disponibiliza 145 quartos (individuais, duplos e triplos), restaurante, bar e receção aberta 24 horas por dia. 

Questionado sobre o desafio de “abraçar” esta marca, Paulo Lopes refere que, embora seja uma marca “franchisada”, existe “liberdade para definir o tema. É uma marca moderna e não estandardizada”. Sobre as operações, o diretor-geral afirma que estão a ser um “sucesso” com resultados “muito acima da média”. Na fase inicial, a “taxa de ocupação rondou os 80 a 90%” com os mercados brasileiro, alemão, italiano e espanhol a destacarem-se. O principal mercado da unidade é o internacional, sendo que “95% são estrangeiros” e 90% procuram a unidade por motivos de lazer. Paulo Lopes destaca que o cliente que fica na unidade “já conhece a marca” e é “muito exigente” pelo que procura “algo forte e que marque” a experiência da estadia. O responsável é perentório: “Não sinto grande dificuldade em ter bons resultados” mas “é preciso fazer boas apostas e estar nos mercados certos”. Com um número acentuado de aberturas de boutiques hotéis pela capital portuguesa, o diretor-geral avalia como sendo “uma tendência”, considerando que o “espírito de um hotel é sempre diferente”. Para Paulo Lopes, o mais importante é “abrir (negócios) de forma sustentável” com “produtos atualizados” e estar “sempre atento às novas tendências”, sabendo acompanhá-las. Quanto ao ibis styles Lisboa Centro Marquês de Pombal, o diretor-geral não tem dúvidas de que “existe ainda margem para crescer”.