IBS: a agência de viagem irá apostar no modelo de franchise

A agência de viagem IBS Portugal (Intelligent Booking Service) nasceu em dezembro de 2017 “com o objetivo de criar um sistema de férias para o mercado nacional”, começa por explicar Renato Cavadas, um dos sócios, que atualmente atua com outra sócia, a Cristiana Silva.

Um ano depois, o conceito restringiu-se a agência de viagem e o “primeiro objetivo foi transportar para o digital o acompanhamento personalizado de um gestor de viagem”, ou seja, o cliente tem à sua disposição um “acompanhamento personalizado antes e durante a viagem”, através de um gestor pessoal de férias – este serviço, garante o responsável, faz com que sete em cada 10 novos clientes voltem a reservar através da IBS Portugal.

O projeto Dumbo Travel

O Dumbo Travel funciona numa lógica B2B (Bussiness to Business) e é a inovação no segmento de seguros de viagem: “vamos criar um novo produto que adiciona o serviço de gestor de férias a um seguro de viagem”, explicita Renato Cavadas, acrescentando que “os preços praticados serão substancialmente inferiores em relação aos preços de mercado já a ser praticados”, em matéria de seguros de viagem.

Este sistema criado em parceria com a empresa de seguros Zurich poderá ser usado por qualquer agência de viagem interessada e trará a diferenciação de ter um gestor pessoal de férias associado ao seguro de viagem e que poderá trata de questões como atividades no destino.

Em relação ao investimento, Renato Cavadas avança apenas que é “constante” e que “a médio prazo é um investimento muito considerável, mas também acreditamos que temos posição no mercado e um produto inovador para lançar”.

As novidades que parecem fazer a diferença

A IBS Portugal irá anunciar em março um acordo com a Uber para oferecer aos viajantes para destinos europeus a possibilidade de usar um plafon (em determinadas campanhas), também aplicável à UberEats. Além disso, já este ano implementou, também em certas campanhas, a oferta de WiFi gratuito durante todos os dias de viagem.

Ainda em 2022, em viagens de longo curso foi oferecido um seguro de viagem internacional VIP Zurich, no valor de 49 euros por pessoa.

Já em junho de 2023, a IBS Portugal iniciará o modelo de franchise e espera em dois anos abrir cerca de 20 agência de viagem IBS de Norte a Sul do país. Renato Cavadas avança que em Chaves já foi estabelecido um pré-acordo e que todos os interessados neste novo projeto são bem-vindos, sendo que a IBS tem já duas agências no Algarve, uma em Portimão e outra em Vilamoura.

No prazo de 2 a 3 anos um projeto também ambicioso espera estar pronto em São Tomé e Príncipe: um eco resort de quatro hectares, perto da Praia das Sete Ondas, mas em breve, garante o sócio, serão avançadas novidades: “neste momento, a IBS tem a sua própria equipa lá e vimos uma oportunidade de negócio”.

O balanço da IBS Portugal

Em 2022, a IBS Portugal levou uma “lufada de ar fresco”, fechando o ano a faturar 1,1 milhão de euros.

Para este ano, a agência de viagem espera rondar os dois milhões de euros, atentando que “a procura continuar a insistir apesar da inflação” e aponta apenas que a classe média-baixa acaba por optar por viagens de pequeno curso, mas que “a procura da classe média-alta continua a sentir-se”.

Por redação Ambitur.